Curso de Enfermagem participa de evento em Dia Mundial de Higienização das Mãos

Docentes aplicaram questionário para conhecer processo de higienização na Santa Casa

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, a Casa de Caridade de Alfenas  “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”,  por meio da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH (Enfermeira Andressa Dias Carvalho), o Núcleo de Educação Permanente – NEP (Enfermeira Andrea dos Santos Coelho), conjuntamente aos professores da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG (Denis da Silva Moreira, Roberta Garcia Gomes e Roberta Seron Sanches) e acadêmicos do 8 º e 9º período do curso de Enfermagem, promoveu no dia 05/05, o evento Dia Mundial de Higienização das Mãos – Salve vidas: higienize as mãos.

"A Segurança no Cuidado do Paciente nos serviços de saúde tem como uma de suas prioridades, a Higienização das Mãos, que é reconhecida como a estratégia mais importante na prevenção e controle das infecções nas unidades de saúde, e sua prática é permeada de desafios", explica professor Denis, sobre o que motivou a realização da atividade.

De acordo com o docente, entre as ações realizadas, destaca-se uma dinâmica que envolveu a disponibilização de três caixas de papelão escuras e solicitado que os profissionais de saúde e/ou outros colaboradores participantes tocassem em objetos desconhecidos dentro das caixas. "Observou-se que os colaboradores se mostravam apreensivos em tocar em algo desconhecido e que não pudesse ser visualizado", conta Prof. Denis.

O objetivo da atividade foi sensibilizar os participantes para a importância das mãos. "As mãos são consideradas ferramentas principais dos profissionais que prestam assistência de forma direta ou indireta nos serviços de saúde e estão sujeitas a entrar em contato com vários microorganismos, contribuindo para transmissão de infecção", explica o professor.

Além da dinâmica, por iniciativa do coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), médico Mauro Sérgio Faria Teixeira; e do Centro de Terapia Intensiva, foi solicitado à UNIFAL-MG a elaboração e aplicação de um questionário entre os colaboradores da Santa Casa, para conhecer o contexto do processo de higienização das mãos. Assim, os professores da Escola de Enfermagem elaboraram um instrumento adaptado da Organização Pan-Americana de Saúde e aplicaram antes da realização da dinâmica, nos dias 04 e 05/05.

Os resultados quantitativos e qualitativos evidenciaram a participação de 81 colaboradores constituindo-se de profissionais da Enfermagem, Farmácia, Administrativo e Setor de Transporte nos períodos manhã, tarde e noite. "Tais resultados possibilitarão uma reflexão, por parte dos gestores e profissionais de saúde, sobre estratégias para incentivo e sensibilização da relevância da higienização das mãos e, que, para isso, faz-se necessário recursos materiais adequados que contribuem para a segurança e qualidade da assistência prestada aos pacientes", destaca Prof. Denis.

Com informações e fotos: Prof. Denis da Silva Moreira, Profa. Roberta Garcia Gomes, Profa. Roberta Seron Sanches, Enfa. Andressa Dias Carvalho Prado, Enfa. Andrea dos Santos Coelho e Acadêmicos do 8º e 9º períodos do curso de Enfermagem