Curso de Nutrição participa da “1ª Caminhada da Saúde”

Versão para impressãoEnviar por email
Discentes do 7º período orientaram a comunidade a adotarem hábitos alimentares saudáveis

Os discentes do 7º período do curso Nutrição, acompanhados pela professora Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de Souza, responsável pela disciplina de Educação Nutricional, participaram no dia 29/06, da “1ª Caminhada da Saúde”.

Com o objetivo de estimular a comunidade a praticar atividade física e adotar hábitos alimentares saudáveis, a caminhada, realizada pelo Projeto de Pesquisa e Planejamento Estratégico Situacional “Hipertensão em Foco”, dos acadêmicos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família juntamente com integrantes da Estratégia de Saúde da Família do Pinheirinho/Santa Clara, marcou o encerramento das atividades do projeto.

“Durante o evento os discentes de Nutrição ficaram responsáveis pela Ação de Educação Alimentar e Nutricional para a prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Oportunidade em que aproveitaram para orientar a comunidade sobre os ‘Dez passos’ para uma alimentação saudável para pessoas com HAS. Dentre esses passos estão o de reduzir o uso de sal no preparo dos alimentos, preferir temperos naturais, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sal e gorduras como os embutidos, enlatados, ou frituras”, explicou a professora Bruna, sobre a participação dos acadêmicos.

De acordo com a docente, “a participação dos discentes na caminhada e demais atividades de recreação os aproximaram da realidade dos usuários, e permitiu a troca de saberes entre ambas as partes”.

Informações e fotos: Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de Souza, professora da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG