Turma da Pedagogia realiza viagem de estudos ao Museu de Arte e à Pinacoteca

Atividade foi proposta no âmbito da disciplina "Artes: Fundamentos e Metodologias"

O professor Ronaldo Auad Moreira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, promoveu, no âmbito da disciplina "Artes: Fundamentos e Metodologias I", ministrada para o 5º Período do curso de Pedagogia, uma viagem de estudos ao Museu de Arte de São Paulo - MASP e à Pinacoteca de São Paulo.

Nessa viagem de estudos, ocorrida no dia 08/07, obras pertencentes aos acervos desses dois museus, bem como obras de suas exposições temporárias puderam ser contempladas.

"No MASP, as alunas puderam apreender o projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi - um marco na história da arquitetura brasileira -, e sua concepção revolucionária para a apresentação do acervo", conta. "A expografia de Lina Bo Bardi parece assim nos dizer: aqui qualquer trânsito do corpo acionará misturas entre gestos e tempos; aqui não há passado presente futuro; aqui se instaura uma temporalidade que não permite ser conjugada", compartilha suas impressões.

Entre as exposições visitadas no MASP, as alunas prestigiaram o "Acervo em transformação − a coleção do MASP de volta aos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi"; "Wanda Pimentel − Envolvimentos"; "Miguel Rio Branco - Nada levarei qundo morrer"; "Toulouse-Lautrec - Em vermelho"; "Tracey Moffatt  − Montagens", e "Teresinha Soares - Quem tem medo de Teresinha Soares?".

Na Pinacoteca de São Paulo, as exposições apreciadas foram: "Coleções em diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo"; "Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca"; "O anjo exterminador - Nelson Leirner"; "Metrópole: experiência paulistana"; "Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo"; "Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright"; "Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna"; "Galeria tátil", e "Esculturas brasileiras no Parque da Luz".

Galeria de imagens

Informações: Ronaldo Auad Moreira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG
Fotos: Silvia Helena