UNIFAL-MG realiza Curso de Redação Científica

Realizado entre os dias 11 e 15/09, curso esclareceu dúvidas sobre a temática abordada

No período de 11 a 15/09, na sede da UNIFAL-MG, foi realizado um curso de Redação Científica, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), ministrado pelo Prof. Glauco Machado, do Instituto de Biociências da USP.

O curso atendeu discentes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG e de outras Instituições, bem como o público docente, das mais variadas áreas do conhecimento.

A redação científica ainda é uma área carente no país e o objetivo do curso foi quebrar paradigmas. Além dos diversos aspectos relacionados à redação científica em si (processo editorial, preparação das diversas partes dos manuscritos, revisão por pares etc.), o curso abordou ainda diversos aspectos relacionados à carreira acadêmica e à pós-graduação, como ética científica, buscas em bases de dados, planejamento de tempo, entre outros. O curso já foi ministrado em várias regiões do país como norte, nordeste, centro- oeste, sul e agora, mais uma vez, sudeste, quando a UNIFAL-MG teve o prazer de sediar o evento. Segundo o palestrante, mais de 20 cidades já tiveram a oportunidade sediar esse curso.

O aluno de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Mateus Donizetti Oliveira de Assis, relatou que o curso possibilitou rever os conceitos que foram desenvolvidos ao longo da formação acadêmica, melhorando significativamente as pesquisas realizadas por todos os acadêmicos que o realizaram.

O Prof. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, coordenador do PPGCA e organizador da vinda do Prof. Glauco, comentou que o Programa tem tomado, há vários anos, a iniciativa de trazer docentes para ministrar cursos de redação científica para a comunidade acadêmica da Universidade. De acordo com Rogério, "já vieram à Instituição os docentes Sidinei Magela (Universidade Estadual de Maringá), Gilson Volpato (Unesp-Botucatu), em várias ocasiões, nome referência na área de redação científica e, mais recentemente, o Prof. Glauco, já na segunda edição do curso em Alfenas. O Programa entende que estudar este assunto é de fundamental importância para melhorar a qualidade dos manuscritos submetidos para publicação em periódicos internacionais, o que, por sua vez, melhora a qualidade da produção científica dos docentes e discentes e a visibilidade de nossas pesquisas" destacou o professor.

Informações e foto: Mateus Donizetti Oliveira de Assis, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, coordenador do programa