Cursos de graduação da UNIFAL-MG são bem avaliados no ENADE

Versão para impressãoEnviar por email

Os 10 cursos avaliados alcançaram médias consideradas satisfatórias pelo MEC

Na semana passada, o Ministério da Educação divulgou os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011, das universidades, centros universitários e faculdades, e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado no ano passado.

De acordo com o resultado, os 10 cursos da UNIFAL-MG avaliados alcançaram conceitos de 3 a 5, médias consideradas satisfatórias pelo MEC. São eles: Biologia (Bacharelado), Biologia (Licenciatura), Ciências da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Química (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

Ressaltando o bom desempenho, a Pró-Reitoria de Graduação cumprimenta os docentes e os discentes dos cursos avaliados, bem como todos aqueles que trabalham arduamente para consolidar a missão da universidade de produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e filosófico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional.

 

Entenda a avaliação do INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Índice Geral de Cursos – IGC

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O conceito varia entre 1 e 5.

Conceito Preliminar de Curso – CPC

O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito ENADE (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no ENADE, o Conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e as variáveis de insumo. O dado Variáveis de Insumo – que considera corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao ENADE.

Foram avaliados no ano passado, 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições de ensino superior.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas