Discentes do curso de História realizam trabalho de campo no Rio de Janeiro

Versão para impressãoEnviar por email
Estudantes vivenciaram espaços de produção histórica e historiográfica da cidade carioca

Entre os dias 07 e 09/10, discentes dos 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de História da UNIFAL-MG realizaram trabalho de campo no Rio de Janeiro como parte dos conteúdos das disciplinas História do Brasil II, História do Brasil V, Laboratório de Ensino de História II e IV, História da África e Memória e Patrimônio.

Na ocasião, os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar espaços de produção histórica e historiográfica e, também, realizar atividades relacionadas aos conteúdos ministrados nas disciplinas. "No primeiro dia visitamos o Museu Histórico Nacional, cujo rico acervo sobre diferentes períodos da História do Brasil foi visto e comentado por especialistas em diferentes áreas como museologia, arquivologia, numismática, entre outras", conta professor Mário Danieli Neto. 

De acordo com o docente, os alunos do curso tiveram oportunidade de conhecer a reserva técnica do museu, quando receberam informações sobre a importância das obras sob a guarda da instituição.

Segundo o docente, no dia seguinte, o estudantes foram divididos em dois grupos para participar de atividades nas áreas centrais da cidade e do porto do Rio de Janeiro. "As atividades consistiram em análise do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, problematizando a percepção histórica de espaços revitalizados, as apropriações historiográficas sobre esses locais e a possibilidade do estudo do meio como método de ensino de história", explica, acrescentando que os lugares trabalhados na atividade de campo envolveram o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), a Escadaria Selarón, a Catedral de S. Sebastião, o Largo da Carioca, a Praça XV e o Paço Imperial, o Mosteiro de São Bento, o Museu de Arte do Rio, o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Cemitério dos Pretos Novos, o Jardim Suspenso do Valongo e o Palácio do Catete (Museu da República).

Além do professor Mário, também participaram do trabalho de campo, os docentes do curso: Prof. Danilo Eiji Lopes, Profa. Juliana Miranda Filgueiras e Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai. "A museóloga Luciana Menezes de Carvalho, responsável pelo Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL-MG intermediou a visita ao Museu Histórico Nacional, contribuindo para as discussões sobre museologia e patrimônio ao longo do trabalho de campo. A professora Elaine Ribeiro da Silva dos Santos participou nas discussões sobre os roteiros e apoiou as tarefas de organização da viagem. Participou também das atividades a professora convidada Maria Isabel, que já ministrou disciplinas pelo CEAD UNIFAL-MG e colabora em avaliações de TCC no curso de História", citou.

O professor enfatizou ainda, o agradecimento à Instituição, manifestado pela equipe que participou do trabalho de campo. "Os docentes e discentes que participaram das atividades agradecem o apoio recebido do curso de História, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Agradecem igualmente o apoio logístico do Setor de Transportes da UNIFAL-MG cujos motoristas Alexis, Olinto, Reginaldo e Rogério, nos atenderam com a habitual competência e solicitude".

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Mário Danieli Neto, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG