Curso de História recepciona calouros e veteranos na Universidade

Estudantes participaram de palestras e atividades culturais

O curso de História da UNIFAL-MG promoveu recepção aos calouros e veteranos no dia 07/04, com palestras e atividades culturais. Os eventos contaram com participação de grande público de estudantes e docentes do próprio curso e de outros cursos de graduação da UNIFAL-MG.

A acolhida aos estudantes aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria, organizada como um momento de integração para os ingressantes do curso com os veteranos e professores. A noite de atividades teve início com as boas-vindas dadas pela coordenação do curso de História aos estudantes, seguida de uma palestra proferida pela professora Marta Rovai, docente do curso, que narrou sua trajetória profissional e pessoal como historiadora e professora, mostrando a importância da escolha pelo estudo da História, sobretudo, destacando a dimensão humana que abarca todo o trabalho nesta área.

Em seguida, a noite continuou com apresentações musicais de grupos formados por discentes e docentes do curso de História juntamente à comunidade externa. Na oportunidade, o grupo Maracatu Muiraquitã se apresentou, mostrando a diversidade de talentos dos discentes e docentes do curso. Houve também apresentação de poesias.

Continuando as festividades de recepção, no dia 10/04, ocorreu a conferência com o professor Daniel Vieira Helene, intitulada "A reforma do Ensino Médio: os impactos na educação básica e no ensino de História". Sendo temática de interesse não apenas para o curso de História, mas para todas as licenciaturas, o público presente foi expressivo com participação de estudantes de diferentes cursos da UNIFAL-MG. "O espaço reservado para o evento não comportou um público tão grande e foi necessário trocar de sala para que todos pudessem assistir e participar do debate. Marcada inicialmente para o auditório Dr. João Leão de Faria, a conferência acabou ocorrendo na sala R-101, pois o auditório foi solicitado pela administração da UNIFAL-MG para outro evento", conta o coordenador do curso, Prof. Mário Danieli Neto.

De acordo com o coordenador, ao todo, foram quase 160 participantes inscritos. O tema despertou grande interesse para as licenciaturas da UNIFAL-MG que participaram ativamente do debate. "O Prof. Daniel Helene discorreu sobre o atual cenário da educação brasileira e os impactos das reformas do Ensino Médio promulgadas recentemente pelo Governo Federal, bem como tratou das mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular, em discussão no Ministério da Educação e no Conselho Nacional de Educação", disse Prof. Mário. "No debate, ficou clara a preocupação dos cursos de licenciatura com tais reformas, tendo em vista que se inserem em um conjunto de medidas que, em grande parte, buscam atender interesses econômicos de grupos privados", acrecentou. Conforme o coordenador do curso, em um contexto político turbulento como o atual, em que se percebem severos ataques aos direitos dos trabalhadores, os profissionais e estudantes da Educação demonstraram sua disposição em manter a luta em defesa do ensino público e de qualidade.

Marcando presença nos dois momentos, os ingressantes do curso de História puderam ser recepcionados e integrados de forma acolhedora à vida acadêmica do curso de História e da UNIFAL-MG.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Mário Danieli Neto, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e coordenador do curso de História