Curso de Odontologia comemora 100 anos de implantação na EFOA/UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Depoimentos e homenagens marcaram as festividades

“Do milagre da fé de quantos conceberam a EFOA, ficou a perseverança de quantos a fizeram crescer, proporcionando-nos comemorar o Centenário do curso de Odontologia”. Com essas palavras gravadas na placa comemorativa dos 100 anos do curso de Odontologia, a UNIFAL-MG registrou mais uma importante data na história da Instituição, em uma cerimônia celebrativa realizada na sexta-feira, 11/09, no auditório Dr. João Leão de Faria.

Para recepcionar os convidados, entre os quais, dirigentes, ex-dirigentes da Instituição, docentes, alunos e ex-alunos do curso, a Faculdade de Odontologia (FOU), por meio da Comissão Organizadora das Festividades de criação do curso, promoveu um coffee break, que antecedeu a solenidade.

Os integrantes do Centro Municipal de Música “Walda Tiso Veiga” e também da Camerata Theophillus da UNIFAL-MG, Thiago de Moraes, Guilherme Santos e Edmar Soraggi, se apresentaram na abertura da cerimônia, abrilhantando o evento.  

Na sequência, o mestre de cerimônias, Sebastião Meira, servidor aposentado da Instituição, convidou o ex-aluno do curso de Odontologia, Osmar Fernandes Silveira, para apresentar ao público o Hino da Universidade, de sua autoria.

A mesa de honra foi composta pelas autoridades:

  • Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva – reitor da UNIFAL-MG;
  • Profa. Magali Benjamim de Araújo – vice-reitora da UNIFAL-MG;
  • Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior – diretor da Faculdade de Odontologia;
  • Prof. Victor Humberto Orbegoso Flores – representando a Coordenação do curso de Odontologia;
  • Luciano Elói dos Santos – presidente do Conselho Regional de Odontologia;
  • Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio – presidente da Comissão dos 100 anos do curso de Odontologia;
  • Acadêmico Bernardo de Souza Santana – representando os discentes do curso de Odontologia.

Pronunciamentos e homenagens

O reitor, Prof. Paulo Márcio, iniciou sua fala saudando os presentes, em especial, os ex-alunos e ex-dirigentes da Instituição. “É uma alegria imensa para a UNIFAL-MG recebê-los nessa manhã de solenidade festiva, de uma data ímpar para a Universidade Federal de Alfenas. Como o nosso inspiradíssimo poeta, Osmar Fernandes, cantou no hino que compôs, ‘é um dia que, particularmente, nosso coração transborda de alegria’. Sem dúvida alguma, é uma data única para a Instituição, particularmente para o curso de Odontologia, completar o seu centenário. Digo isso porque é muito importante fazer o reconhecimento nesse momento, do esforço e de todo trabalho e empenho de tantos, que ajudaram a construir esta Instituição e este curso de Odontologia, ao longo deste 100 anos”, ressaltou.

Prof. Paulo Márcio expressou orgulho por estar à frente da Universidade em datas tão significativas como o centenário do curso de Odontologia. “Deus tem me abençoado bastante, ao me permitir estar à frente da gestão, na direção da UNIFAL-MG, em momentos tão importantes quanto esse. Ainda no ano passado, tivemos a alegria de celebrar o centenário da própria Instituição. Este ano, no mês de julho, dia 29, celebramos também, os 10 anos da promulgação da lei que criou a Universidade Federal de Alfenas, transformada a partir da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas. Eu quero expressar aqui, a minha mais forte gratidão a todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir a história dessa Universidade. ‘A gratidão é a memória do coração’”, agradeceu, citando Dostoiévski, escritor russo.

Falando em nome da Direção da Faculdade de Odontologia, o diretor, Prof. Edmêr, também manifestou satisfação de fazer parte da história da UNIFAL-MG e do curso. “Mais que uma comemoração pelos 100 anos de criação do curso de Odontologia em Alfenas, esta é a celebração de uma Faculdade que supera suas dificuldades, por meio da união dos professores, técnico-administrativos em educação e discentes, a fim de melhorar o ensino e a formação de profissionais qualificados na área de Odontologia. É com imenso prazer que faço parte da história da EFOA e agora a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas, que, há 100 anos, trilha um caminho certo para a excelência”, destacou, registrando o orgulho que sente por ter sido aluno do curso.

“A sequência de boas decisões de todas as Diretorias, aqui representadas, que passaram por esta Instituição, desde sua criação, são as responsáveis por seu sucesso, sendo salutar, estável e durável”, disse, completando: “A utilidade pública desta história é imensa. Podemos dizer que a maioria dos municípios brasileiros tem pelo menos um cirugião-dentista formado pela EFOA ou atual FO - UNIFAL-MG. Temos que relatar também a média de duzentos atendimentos diários realizados em nossas clínicas, prestando assim um grande papel social em toda a região”, lembrou.

Em discurso poético, citando o escritor gaúcho Carlos Nejar, o presidente da Comissão Organizadora, Prof. Mânio descreveu a história do curso de Odontologia, pontuando datas importantes na trajetória do curso. “Neste momento de intensa emoção, como é gratificante voltar no tempo em que as duas primeiras turmas de formandos da EFOA somaram oito alunos, sendo a primeira, diplomada em 1917, constituída de cinco cirurgiões-dentistas, e a segunda,  diplomada em 1918, composta por esses três profissionais da Odontologia: Jacinto Felisale, da cidade de Boa Esperança - Minas Gerais, Alarico Vianna de São Paulo e o Alfenense Joaquim Francisco Oliveira. Gratificante, porque esses oito primeiros frutos colhidos pelo curso de Odontologia da EFOA, estão a nos revelar que ‘as gerações são como os cachos. Fazemos cair, ao puxá-los, as uvas do tempo’."

Prof. Mânio homenageou pessoas que contribuíram para a construção da Faculdade de Odontologia e encerrou o pronunciamento, com os dizeres: “E neste instante de rara significação existencial, o que posso garantir a vocês é que ‘Não, não sei se estou no tempo certo, ou se vim muito antes. Ou se depois de mim: então o que fui me alcançará. Ou se corremos juntos’: o tempo e eu. Só ‘O que importa é que tudo em nós permaneça vivo, miraculado diante da palavra, e com ela ressuscite. O maravilhoso é sempre novo, se for visto com novos olhos.’ E porque ‘ensinar é ir entrevivendo’, rendo homenagem especial ao colega de magistério e meu sucessor na  Direção da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, Edmêr Silvestre Pereira Júnior, e também a todos os  alunos, professores e técnico-administrativos em educação pertencentes a esta unidade. E porque 'O contemporâneo é futuro, depois de amanhã, ontem, mais tarde, será bem mais cedo, e todo o passado flui agora para sempre’, sinto-me gratificado em participar da comemoração dos cem anos da UNIFAL-MG, porque ‘do milagre da fé de quantos conceberam a EFOA, fica a perseverança de quantos a fizeram crescer, proporcionando-nos comemorar o centenário do curso de Odontologia’”.    

Entre os homenageados, foram agraciados:

  • o ex-professor e ex-dirigente da EFOA, Pedro Martins de Siqueira, representado pelo Prof. Antônio Martins de Siqueira;
  • o ex-professor e ex-dirigente da EFOA, Hélio de Souza, representado por Fátima de Souza;
  • o ex-professor e ex-diretor da EFOA, Paulo Passos da Silveira, representado por Rodrigo Frota;
  • o ex-professor e ex-diretor da EFOA, José Renan Vieira da Costa, representado por Renato Carvalho;
  • o professor aposentado e ex-dirigente, Maciro Manoel Pereira;
  • o professor aposentado e ex-diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio;
  • a professora e ex-diretora da Faculdade de Odontologia, Francisca Isabel Ruela;
  • o professor, ex-vice-reitor da UNIFAL-MG e atual diretor da Faculdade de Odontologia, Edmêr Silvestre Pereira Júnior;
  • o professor e ex-vice-reitor da UNIFAL-MG, Roberto Martins Lourenço;
  • o professor aposentado Caio Túlio do Prado Carneiro;
  • o ex-aluno do curso de Odontologia, ex-integrante do Conselho Universitário e prefeito da cidade de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço;
  • o ex-aluno do curso de Odontologia, ex-vice-prefeito de Alfenas e atual prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso;
  • o ex-aluno do curso de Odontologia, ex-deputado federal e ex-prefeito de Poços de Caldas, Geraldo Thadeu Pereira dos Santos;
  • o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Luciano Elói dos Santos;
  • o professor José Mondelli, representado pelo Prof. Mânio;
  • o professor Ary Tomaz Gomes, representado pela Profa. Valéria Totti;
  • o professor Luiz Narciso Baratieri, representado por Marcelo Taveira;
  • o ex-aluno da EFOA e docente incorporado ao quadro efetivo da Faculdade de Odontologia, Sr. José Francisco Ferreira Rocha Júnior;
  • o ex-aluno da EFOA, Wellington Espírito Santo Cavalcante;
  • o ex-aluno da EFOA, Hirébe Rodrigues de Souza;
  • a servidora Vera Lúcia de Carvalho Rosa, pró-reitora de Administração e Finanças da Universidade;
  • o servidor José Antônio Ramos, chefe de Serviços Gerais da UNIFAL-MG;
  • o acadêmico Bernardo de Souza Santana, representando os discentes do curso de Odontologia;
  • o servidor Mauro Esteves da Silva, representado pela colaboradora Michelle Fernanda Ananias;
  • a servidora Bernadete de Lourdes Carvalho Meira, pela dedicação junto à Comissão dos 100 anos do curso;
  • a professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, presidente da Comissão dos 100 anos  da EFOA/UNIFAL-MG;
  • o professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade Federal de ALfenas.

Na sequência, a palavra foi aberta ao público, oportunidade em que os prefeitos de Alfenas e Poços de Caldas, respectivamente, Maurílio Peloso e Eloísio do Carmo Lourenço, compartilharam suas experiências como alunos da Instituição, bem como o ex-deputado federal, Geraldo Thadeu.  

“É uma satisfação enorme estar aqui hoje, comemorando o centenário do curso de Odontologia de Alfenas, centenário este que fez com que nós alunos, pudéssemos nos formar como dentistas e eu tive essa satisfação também.  Eu, na condição de prefeito de Alfenas, quero lembrar que a EFOA com esses 100 anos de vida fez com o nosso município desenvolvesse muito. A EFOA fez com que Alfenas tivesse um desenvolvimento sustentável”, enfatizou o prefeito Maurílio.

Contando a história de sua vida, também o prefeito de Poços de Caldas, recordou o que significou para ele passar pela UNIFAL-MG .  “É realmente um destaque, quando eu conto essa história rapidamente para vocês. Um moleque que saiu lá da Rua 13 de maio, morou no bairro Pôr do Sol, trabalhou na Ipanema e de repente chega a ser prefeito da maior cidade do Sul de Minas. É um orgulho para mim, é um orgulho para minha família, mas às vezes pensam que essa é a maior conquista e eu queria dizer para vocês hoje, que eu fiquei emocionado com a homenagem recebida, porque a minha maior conquista não é ser prefeito de Poços de Caldas, a maior conquista que um jovem, seja pobre, seja rico, pode ter na vida e foi o que eu tive, foi no dia em que nós cruzamos aquele portão como aluno dessa faculdade”, afirmou Eloísio, dizendo que o acesso à Universidade permite a abertura para vida de qualquer jovem.

O ex-deputado Geraldo Thadeu, que muito contribuiu para a transformação da Instituição em Universidade, manifestou sua paixão pela UNIFAL-MG, recordando que ele e sua família inteira passaram pela EFOA. “A EFOA/UNIFAL-MG é uma paixão que tenho desde guri e carrego no meu coração na minha vida toda e vou carregar até a morte. Esse é o sentimento que eu tenho pela EFOA, pela UNIFAL-MG”, assegurou em depoimento.

Geraldo Thadeu também destacou como a cidade de Alfenas é privilegiada por ter uma universidade como a UNIFAL-MG. “A UNIFAL-MG foi uma reinvenção de Alfenas, tanto no ensino, na oportunidade de emprego, na relação de venda, daqui saiu os campi de Poços de Caldas e de Varginha”, assinalou.

Após as manifestações dos ex-alunos e demais participantes da solenidade, os integrantes da mesa de honra foram convidados a fazer o descerramento da placa simbólica dos 100 anos do curso de Odontologia.

Galeria de imagens