Curso de Enfermagem da UNIFAL-MG completa 40 anos

Versão para impressãoEnviar por email
Saiba como foi a solenidade de comemoração realizada durante a 32ª Semana da Enfermagem

“São 40 anos de trabalho dedicados à formação de recursos humanos qualificados e competentes para o exercício da Enfermagem. Este é um momento ímpar de celebrar, ampliar conhecimentos e compartilhar experiências”, estas foram as palavras da professora Roberta Seron Sanches da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, coordenadora da 32ª Semana do curso, durante a abertura do evento que celebrou os 40 anos do curso de Enfermagem na Instituição.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) que completa 90 anos neste ano de 2016, o evento intitulado “ABEN 90 anos: Construção Histórica e Política da Enfermagem – 32ª Semana da Enfermagem: Enfermagem UNIFAL-MG - 40 anos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência”,  teve como objetivo proporcionar momentos de aprendizado e reflexão sobre a atuação da Enfermagem, bem como relembrar a trajetória do curso na UNIFAL-MG.

Na abertura, realizada na noite de terça-feira, 17/05, e conduzida pelo servidor Clério Sabino da Silva, docentes, discentes e convidados se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria, para prestigiar a comemoração, que iniciou com a apresentação das peças musicais interpretadas pelos coralistas do projeto de Extensão “Madrigal Renascentista”.

A mesa de honra foi composta pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; pela diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Maria Rezende Dázio; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros; pela coordenadora do evento, Profa. Roberta Seron Sanches, e pela acadêmica Andressa Anunciação de Oliveira Prado.

Agradecendo ao apoio dos colegas e dos alunos na realização da 32ª Semana da Enfermagem, a coordenadora do evento destacou a importância do curso e da dedicação de todos que contribuíram para sua evolução ao longo dos 40 anos de existência. “Ressalto a relevância e o comprometimento dos docentes, técnicos e administradores do passado e presente, que não mediram esforços para a completude e consolidação desse curso que desponta como um dos melhores do país”, afirmou Profa. Roberta.

Na sequência, a coordenadora do curso enfatizou a identidade dos enfermeiros que ajudaram a construir a Escola de Enfermagem e a história da UNIFAL-MG.  “Nós, enfermeiros, temos identidade sim. A nossa identidade é a identidade de cuidadores, que cuidam com o embasamento no processo de Enfermagem, no processo científico, no pensamento clínico, crítico, reflexível e humano. Temos identidade de mulheres e homens guerreiros, lutadores, desbravadores, inovadores, corajosos, delicados e sensíveis. Identidades encontradas há 40 anos na antiga EFOA, hoje UNIFAL-MG, que estão aqui junto conosco comemorando 40 anos de história do curso de Enfermagem que eles construíram”, salientou.

A diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza, que também foi aluna da Escola, manifestou sua satisfação e honra em estar no evento, destacando seu orgulho de ter recebido o apoio e a formação de enfermeira, que ela chamou de ‘guerreiras’. “Mesmo com toda a tecnologia, nem a máquina vai substituir o papel do enfermeiro com seu conhecimento científico e raciocínio clínico, lutando com ética, para o cuidado do ser humano e para manter a sua dignidade”, declarou.

Também a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana, que foi aluna da primeira turma do curso de Enfermagem, compartilhou sua alegria por estar presente em um momento tão especial como a comemoração dos 40 anos da Enfermagem. “É um momento de alegria, é um momento de dizer que conseguimos tudo isso, mas precisamos de muito mais. Precisamos de muita dedicação, precisamos vestir a camisa da Universidade Federal de Alfenas e entender que o trabalho e a dedicação são fundamentais”, reforçou enquanto descrevia parte da trajetória do curso que viveu momentos difíceis, mas se consolidou, mantendo-se no topo das principais Escolas de Enfermagem do país, com nota máxima em todas avaliações do Ministério da Educação.

O pronunciamento final foi feito pela vice-reitora, Profa. Magali, que expressou orgulho de participar do momento festivo e falou da responsabilidade das novas turmas de docentes e discentes, em manter o padrão do curso de Enfermagem. “Para nós, gestores da Universidade, eu, Profa. Magali e Prof. Paulo Márcio, é um grande orgulho estarmos aqui compartilhando este momento em que a Escola de Enfermagem completa seus 40 anos de curso. E são 40 anos de qualidade,  40 anos de referência para todo Brasil”, disse, acrescentando: “Cabe à nova geração a responsabilidade de fazer com que este curso continue nesta Instituição com o renome que tem, com os conceitos que tem e com a participação efetiva dentro dos processos do MEC, para que outros cursos de Enfermagem, de outras instituições, possam trilhar o mesmo caminho que trouxe a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG até aqui”.

Em seguida, a vice-diretora da Escola, Profa. Maria Betânia Tinti Andrade, apresentou um breve histórico do curso, resgatando alguns momentos representativos da história de criação, acompanhados de imagens do arquivo da Escola de Enfermagem.

Encerrando a solenidade, a Comissão Organizadora homenageou as instituições de saúde, pelo compromisso e parceria ao longo desses anos, atuando conjuntamente na formação dos futuros profissionais de Enfermagem, na assistência, na pesquisa e na realização de ações de extensão.

Foram homenageados: a Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na pessoa do provedor, o médico Edward Quirino dos Santos; a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário municipal, Maurício Durval de Sá; o Hospital Imesa, na pessoa do diretor, Fernando Cavalcanti de Andrade Neves; a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, representada por Ivana Araújo; o Hospital Regional do Sul de Minas – Varginha, representado pela Profa. Eliana Peres Rocha de Carvalho Leite e o Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte, representado pela Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros.

Conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas também integraram a programação da 32ª Semana da Enfermagem que se encerra hoje, 20/05.

Galeria de imagens