Curso de Geografia estreia novas instalações na Unidade Educacional II, na segunda-feira, 26/11

Cerca de 300 alunos passarão a estudar no novo campus

Os alunos do curso de Geografia da UNIFAL-MG, das modalidades Bacharelado e Licenciatura, iniciarão o 2º semestre letivo na segunda-feira, 26/11/2012, na nova estrutura da Unidade Educacional II.

Para recebê-los, durante essa semana, salas e laboratórios ganharam os últimos retoques no prédio B.

Os espaços abrigarão mais de 300 alunos que terão acesso às salas de aula no 2º pavimento, onde também foram disponibilizados o Laboratório de Geoprocessamento, a Mapoteca, o Laboratório de Cartografia e o Laboratório de Geotecnologias. No 3º piso, estão o Laboratório de Geociências, o Laboratório de Climatologia, o Laboratório de Prática de Ensino em Geografia, o Laboratório de Solos, o Laboratório de Geomorfologia, Laboratório de Planejamento, salas de apoio técnico, mais salas de aula, e ainda, o Laboratório de Informática. As salas dos 11 professores do curso ocupam o 4º pavimento do prédio.

A unidade dispõe também de biblioteca, auditório com capacidade para 150 pessoas, lanchonete e restaurante. Nos intervalos, os alunos da Geografia, poderão desfrutar ainda, de uma área de vivência com aproximadamente 600 m².

Segundo o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, entre os diferenciais que a estrutura oferece, destacam-se as áreas de estacionamento internas, que serão disponibilizadas aos alunos, servidores e visitantes. Para aqueles que utilizarem o serviço de transporte coletivo, o pró-reitor informou que conforme acordado com a empresa ALFETUR, a linha Pinheirinho deverá passar na portaria da unidade, a cada 10 minutos, nos horários entre 5h da manhã e meia-noite.

Prof. Tomás enfatiza também, que toda a infraestrutura do campus oferecida aos alunos de Geografia, foi preparada e atende as demandas do curso, no entanto, haverá um acompanhamento das atividades desenvolvidas no local, a fim de sanar as eventuais necessidades que surgirem.

De acordo com o pró-reitor, para 2013 há ainda a previsão de estruturação de áreas de vivência, áreas arborizadas e também, de uma área esportiva.

O diretor do Instituto de Ciências da Natureza, Prof. Ronaldo Luiz Mincato, acredita que a infraestrutura oferecida do novo campus somará melhorias para o desenvolvimento das atividades das duas modalidades do curso. “Acredito piamente que a mudança das modalidades Bacharelado e Licenciatura do curso de Geografia para a Unidade II, propicia um significativo incremento na infraestrutura de espaço físico, de salas de aula e de laboratórios de ensino e de pesquisa, colocada à disposição pela UNIFAL-MG. Tais ganhos de infraestrutura terão indiscutíveis repercussões positivas para o desenvolvimento, melhoria e aperfeiçoamento das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, no Bacharelado e na Licenciatura”, comenta.

Compartilha desta opinião, o coordenador de Geografia em Licenciatura, Prof. Flamarion Dutra Alves, para quem a mudança para a Unidade II trará benefícios a curto e longo prazo, até mesmo no sentido de fomentar a implementação de programas de pós-graduação. “Em curto prazo, penso que a estrutura física favorecerá o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão, com a criação de novos laboratórios, em especial para a licenciatura, o Laboratório de Ensino de Geografia. Em longo prazo, essa estrutura aliada à presença dos grupos de pesquisa, criação do PET, atividades do PIBID podem contribuir para a consolidação ainda maior do curso, melhorias na formação dos discentes e ainda, possibilidade da abertura de uma pós-graduação”, afirma.

O coordenador observa ainda: “Muitos serão os desafios, tendo em vista que a Geografia será o primeiro curso a ir integralmente à nova unidade, e isso requer atenção e apoio especial da universidade”.

A Unidade Educacional II foi inaugurada em fevereiro de 2012, com a mudança do curso de Fisioterapia para o local.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social