Curso de Letras (Licenciatura) recebe nota máxima do MEC

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Confira os aspectos avaliados pela comissão

A Comissão Avaliadora pontuou o curso de Letras - Licenciatura (Português e/ou Espanhol) com a nota 5. Para todos aqueles que acreditaram na implantação do curso na UNIFAL-MG e para aqueles que fizeram e fazem desse curso seu campo de estudo, formação e trabalho, a obtenção dessa nota reflete o esforço empreendido, o trabalho em conjunto e o narrar de uma história construída com e por diferentes pessoas.

Na avaliação, foram destacados os seguintes aspectos: a alta produtividade acadêmica (65% dos docentes têm um percentual de 9 publicações nos últimos três anos), a formação acadêmica dos docentes (60% doutores, 30% doutorandos e 10% mestres) e o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão por meio de projetos e programas, a preocupação dos docentes quanto à empregabilidade de egressos e licenciandos, a alta absorção dos egressos no mercado de trabalho (editoras, assessorias empresariais, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares, jornais, escolas de idiomas, aprovação em concursos públicos (para cargos administrativos e para a docência, incluindo a aprovação em processos seletivos em instituições de ensino superior)), a formação de parcerias buscando a abertura de novas possibilidades de trabalho para os acadêmicos de Letras, a parceria com escolas públicas, prefeituras municipais e outros cursos da UNIFAL-MG, a obtenção de recursos financeiros para a execução e implantação de projetos com vistas à formação de professores (inicial e em serviço) de ensino de língua e literatura (português e espanhol) e de profissionais capacitados para atuar em outros mercados de trabalho que não apenas a docência na educação básica, o diálogo e o compromisso construído entre professores e discentes, o intercâmbio e diálogo de discentes e docentes com outras instituições públicas de ensino, a preocupação singular com cada acadêmico cujo progresso é acompanhado ao longo de todo o curso, a proposição de eventos científicos e de extensão voltados para a formação do licenciando, a organização didático-pedagógica em cada semestre de forma a possibilitar que o acadêmico tenha a flexibilidade curricular necessária para que defina seu perfil de formação na academia tendo em vista seus objetivos (ensino, pesquisa ou ramo empresarial), o conhecimento de alunos, docentes e servidores administrativos quanto ao Projeto pedagógico do Curso, o acervo bibliográfico e o uso de periódicos para consulta, pesquisa e avaliações por discentes e docentes, a infraestrutura do curso (rede física, incluindo equipamentos multimídia e taxa de ocupação de laboratórios de ensino e informática), o compromisso e o envolvimento do curso com a educação básica pública, a alta porcentagem de alunos vinculados a programas de ensino, pesquisa e extensão (voluntários ou com bolsas), o atendimento ao aluno pelos professores, coordenação e Prace, as formas de comunicação usadas entre docentes, coordenação e discentes, as formas de avaliação dos alunos, o diálogo com o Centro Acadêmico Waldir de Luna Carneiro, a organização e a manutenção de uma revista científica mais voltada para os graduandos e egressos (Revista (Entre Parênteses)) e de outro periódico (Qualis B5) mais direcionado para a socialização de pesquisas de docentes da UNIFAL-MG (Revista Trem de Letras) e de outras instituições do país, dentre outros aspectos.

Para a obtenção dessa nota, o curso de Letras reconhece que sua história vem sendo escrita por diferentes protagonistas e que a identidade de Letras se constitui na diversidade e na diferença. Ressalte-se, ainda, que, chamados a novos desafios, percursos e demandas, docentes e discentes sempre respondem: “presente!”. Essa resposta se materializa, em especial, nos programas implantados, em curso ou concluídos, perfazendo ao longo dos seus seis anos de existência, a captação de mais de um milhão de reais em recursos financeiros, junto a agências de fomento e ao MEC. Dentre as diferentes ações desenvolvidas no curso, incluindo programas e projetos que recebem recurso específico da Unifal-MG, destacam-se: Programa de Monitoria, Projeto Institucional de Formação Continuada de professores da educação básica da rede pública, Prodocência, Programa de Extensão “sou + tec”, Programa de Extensão “Civitas”, Programa de Extensão “Cineclube”, Projeto Arquivo Literário Sul Mineiro, Projeto de Extensão: “Conversas literárias”, Programas de Iniciação Científica, Programa Jovens Talentos, Mobilidade acadêmica, Estágios Curriculares em instituições públicas com bolsa, Programa de Educação Tutorial (PET Conexões de Saberes – Letras ), Pibid (Português e Espanhol), LIFE – Laboratório de Práticas Educativas e Lúdicas e o uso de ferramentas digitais, Núcleo de línguas vinculado ao Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (inglês, espanhol, francês e português para estrangeiros),  Grupos de pesquisa que dialogam com os três eixos teóricos do PPC e com os projetos de pesquisa dos docentes: Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, Grupo de Pesquisas Linguísticas, Descritivas, Teóricas e Aplicadas e Literatura, Linguagem e Outros Saberes, bem como a participação de docentes do curso de Letras nos programas de Mestrado em "História Ibérica" e em "Educação".

Informações: Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora do curso de Letras/Licenciatura da UNIFAL-MG