Servidores participam de curso sobre mapeamento de processos na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Iniciativa propõe melhorar a gestão funcional e o desempenho dos serviços prestados

Cerca de 30 servidores da Instituição participaram de um curso sobre “Gestão de Processos: mapeamento e modelagem de processos”, realizado na UNIFAL-MG, entre os dias 15 e 17/12.

Promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), o curso objetivou capacitar os participantes para identificar e entender os processos existentes na Universidade, a fim de melhorar a gestão funcional, aumentar o desempenho das atividades e, consequentemente, garantir melhorias nos serviços prestados às comunidades interna e externa. 

O curso foi ministrado pelo consultor Prof. Jones Madruga de Souza, especialista em Engenharia de Software e Ciência da Computação, e teve como proposta também, atender a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), voltada para a organização do fluxo dos processos com vistas a fazer com que as atividades internas sejam mais produtivas.

“O mapeamento de processos é uma das ferramentas que, sem dúvida alguma, facilitam a gestão”, ressaltou o pró-reitor Prof. Tomás Dias Sant’Anna, durante a abertura, destacando que a implantação de um novo sistema impacta diretamente em uma mudança cultural. “Acho que a principal provocação nesse momento é exatamente a gente poder repensar: ‘Ah isso é feito assim, mas espera aí, pode ser feito de uma forma melhor, mais organizada e mais rápida, no sentido de evitar o retrabalho’”, assinalou.

O coordenador de Desenvolvimento Institucional, Prof. Adriano Nuintin, também comentou a importância do mapeamento de processos para o desenvolvimento organizacional. “Mapear os processos é uma forma de também definirmos ações para que a Instituição se desenvolva, que é um dos objetivos da nossa Coordenadoria”, disse, lembrando que ao conhecer e otimizar os processos, os servidores estarão pensando e contribuindo para o desenvolvimento da Universidade como um todo.

Nesse primeiro momento, o curso envolveu servidores das áreas de maior risco e demandas com processos: as pró-reitorias foram contatadas para indicar representantes e algumas unidades administrativas. Porém, a Proplan pretende estender o conhecimento aos demais servidores envolvidos nos trabalhos organizacionais e administrativos das unidades administrativas e também acadêmicas.

Galeria de fotos