Alunos de escola de Alfenas participam de curso sobre alfabetização científica

Tema foi ministrado pelo Prof. Clibson Alves dos Santos, coordenador do PIBID-Geografia

Alunos e professores do 7º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio da Escola Estadual Samuel Engel de Alfenas participaram do curso "Alfabetização Científica como Instrumento de Aprendizagem na Área de Geografia", ministrado pelo coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Geografia, Clibson Alves dos Santos, no dia 31/07.

A atividade, realizada na Unidade Educacional do bairro Santa Clara da UNIFAL-MG, faz parte do plano de trabalho do PIBID-Geografia para 2014 e teve como objetivo introduzir os conceitos sobre Ciência, Pesquisa e Construção do Conhecimento, enfocando a rotina científica como uma forma de aprofundamento e complementação pedagógica para os conteúdos da educação básica. Os temas trabalhados foram: Alfabetização Científica e sua importância na Educação Básica; Ciência; Conhecimento e Pesquisa; A Geografia e suas Áreas; Estrutura de um Projeto de Pesquisa; Estudo de Caso - Gisweb no Ensino de Geografia (Desenvolvido em 2013 com alunos da Escola Estadual Samuel Engel).

"O curso faz parte da primeira etapa de uma proposta que visa desenvolver projetos na área de Geografia com alunos da escola, investigando temas definidos pelos professores e que servirão de base para as discussões em sala dos conteúdos escolares", afirma Prof. Clibson. De acordo com ele, os temas serão abordados de forma contextualizada com realidade local/regional e, sempre que possível, de forma interdisciplinar e articulando saberes.

Informações e fotos: Clibson Alves dos Santos, coordenador do PIBID-Geografia