Servidores da universidade participam de cursos promovidos pela PROGEPE

Os cursos estão previstos no Plano Anual de Capacitação dos Servidores da UNIFAL-MG - Exercício 2012

Servidores da universidade participam do curso Desenvolvendo Habilidades Gerenciais
PROGEPE promoveu aula inaugural sob o tema “Introdução à UNIFAL-MG”

Na última sexta-feira, 17/08/2012, o Setor de Desenvolvimento e Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UNIFAL-MG realizou a aula inaugural do curso Desenvolvendo Habilidades Gerenciais na sede da universidade.
O curso, previsto no Plano Anual de Capacitação dos Servidores da UNIFAL-MG - Exercício 2012, visa promover a capacitação continuada dos gestores e/ou servidores em geral das áreas interessadas com o intuito de aperfeiçoar habilidades e competências, aliadas às necessidades e planejamento institucional.

Sob o tema “Introdução à UNIFAL-MG”, a primeira aula foi ministrada pelo coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza. Segundo o professor, a proposta do módulo inicial foi facilitar o processo de integração e ambientação à UNIFAL-MG.

Prof. Paulo Roberto apresentou aos participantes, o histórico da instituição, a filosofia institucional, a estrutura organizacional, bem como as pró-reitorias acadêmicas e administrativas, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento de cada uma.

A capacitação sobre este conteúdo, partiu de uma solicitação do Setor de Desenvolvimento e Capacitação da PROGEPE ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. Segundo o Prof. Paulo Roberto, o curso foi formatado de acordo com as demandas do setor de capacitação e da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional de modo a oferecer conhecimento na área de gestão aos servidores e ao mesmo tempo, atender às demandas da Pró-Reitoria.

Conforme o cronograma, os servidores terão aulas semanais agendadas, presenciais e a distância, até novembro de 2012, envolvendo os seguintes conteúdos:

• Clima cultura e mudança organizacional - Prof. Adílio Renê de Miranda
• Marketing no setor público – Prof. Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
• Ferramentas gerenciais e sua aplicação no setor público – Prof. Marçal Cândido Serafim
• Contratos e Licitações – Profa. Tatiana Cardoso Teixeira
• Gestão de Projetos – Profa. Ana Carolina Guerra
• Gestão e otimização de processos – Prof. Eduardo Gomes Salgado
• Gestão Pública e Sustentabilidade – Prof. Luiz Antônio Staub Mafra
• Noções de Planejamento Estratégico em Instituições Públicas – Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza
• Noções de Planejamento Orçamentário em Instituições Públicas – Prof. Leandro Teixeira Rivelli Nogueira
• Gestão de Pessoas – Profa. Ana Carolina Guerra
• Planilhas e Relatórios Gerenciais – a definir

A próxima aula será nesta sexta-feira, 24/08/2012.

Os servidores interessados em participar, ainda poderão se inscrever, preenchendo o formulário disponível no endereço: docs.google.com/spreadsheet/viewform

Docentes e técnicos iniciam 3º módulo do curso Gestão de Projetos de Pesquisa
O tema do módulo foi “Fundamentos da Pesquisa Bibliográfica”

Também no dia 17/08/2012, docentes e servidores técnico-administrativos participaram do 3º módulo do curso de Gestão de Projetos de Pesquisa, sobre o tema “Fundamentos da Pesquisa Bibliográfica”.

Iniciado em abril, o curso tem como ponto de partida a ênfase na introdução aos elementos fundamentais e comuns da gestão de uma pesquisa científica, procurando aproximar a atuação e as vivências dos servidores participantes de uma nova cultura organizacional que valoriza atuação do TAE baseada em atitudes cientificas e na prática da pesquisa.

No primeiro módulo, o servidor técnico-administrativo, Marcos Nery, realizou uma oficina sobre o tema “Gestão de Projetos de Pesquisa Transdiciplinares”.

O Prof. Celso Ferrarezi Júnior foi quem ministrou o segundo módulo, intitulado “Práticas de leitura, escrita e redação científica”.

As atividades desenvolvidas no módulo aplicado na última sexta-feira pelo técnico Marcos Nery, “Fundamentos da Pesquisa Bibliográfica”, teve por objetivo promover habilidades técnicas de levantamento e revisão da literatura acadêmica, como:

• Fundamentos do uso de revisão bibliográfica na elaboração de projetos de pesquisa;
• Uso de Portal e sites de pesquisa em periódicos – será dada uma ênfase no Portal Capes;
• Uso de recursos da WEB para levantamento e organização de referências bibliográficas;
• Critérios cienciométricos e indicadores de qualidade na seleção referenciais bibliográficos (Qualis Capes entre outros);
• Sistematização de leitura e revisão bibliográfica de artigos utilizando a técnica de mapeamento conceitual.

De acordo com o Setor de Desenvolvimento e Capacitação da PROGEPE, este curso tem contado com expressiva participação de docentes e técnicos, o que confirma o interesse dos servidores pela qualificação profissional. O setor, inclusive, já estuda a possibilidade de incluir o mesmo curso nos próximos planos de capacitação.

“Neste curso, visamos o desenvolvimento das competências mínimas necessárias para o ingresso dos servidores em programas de pós-graduação stricto sensu e em grupos de pesquisa que realizam investigações em campo de atuação técnico-profissional da instituição”, ressalta a responsável pelo setor, Deíse Inês Landre.

Os próximos encontros acontecerão nas datas: 31/08; 14/09; 28/09 e 05/10/2012.

Os cursos Desenvolvendo Habilidades Gerenciais e Gestão de Projetos de Pesquisa estão previstos no Plano Anual de Capacitação dos Servidores da UNIFAL-MG - Exercício 2012.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social