Professora Lana dos Santos é nomeada “Professora Titular” da UNIFAL-MG

Confira como foi a defesa do memorial da docente

A UNIFAL-MG promoveu mais um concurso para fins de promoção à Classe E, na quinta-feira, 20/08, do qual participou a professora da Escola de Enfermagem, Lana Ermelinda da Silva dos Santos, atual pró-reitora de Graduação.

Para obter a titulação, Profa. Lana apresentou à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), a defesa do memorial que reuniu seu currículo, uma descrição de contextos e relato das atividades, com destaque para o ensino, incluindo sua atuação com outros docentes que ingressaram nos anos 80, na construção e consolidação do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Em sua fala, a professora destacou também atividades administrativas, em diferentes níveis, como sua participação no Conselho Universitário (Consuni), no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no Colegiado de Graduação, e nas diferentes comissões pedagógicas e administrativas.

Como docente e pró-reitora de Graduação, Profa. Lana também tem integrado várias comissões no Ministério da Educação, junto a Secretaria de Educação Superior e Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, além de fazer parte do  Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes).

A professora ingressou na UNIFAL-MG, no então Departamento de Enfermagem da antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, em agosto de 1980, compondo a primeira turma do curso. “Este curso foi aprovado em 1976, para atender uma demanda do Ministério da Saúde, pois existiam poucas enfermeiras no Brasil”, recorda.

De acordo com Profa. Lana, a fixação de docentes no curso foi consolidada com a contratação de ex-alunas que tinham interesse em desenvolver um trabalho em benefício do curso e continuar residindo em Alfenas. “O ensino de graduação foi desenvolvido com muita dedicação e alta qualidade, considerando os indicadores alcançados pelo curso, ou seja, todas as avaliações obtiveram conceito máximo e os egressos também têm sido aprovados em concursos de grande concorrência em todo o país”, comenta.

Na defesa, a comissão especial foi composta pelos docentes:

• Profa. Marília Alves – UFMG
  • Profa.  Sueli Maria dos Reis Santos – UFJF
  • Profa. Janine Schirmer - UNIFESP
  • Prof. Ronaldo Mariano – UNIFAL-MG

Após três horas de defesa do memorial, foi lavrada e assinada a ata do processo de avaliação logrando sua aprovação.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, Profa. Lana ressaltou sua satisfação de ter concluído com êxito essa etapa de sua vida. “Tenho a satisfação do dever cumprido após este mergulho na minha vida profissional, acadêmica e pessoal. Acredito que para o desenvolvimento e consolidação da Escola de Enfermagem e da UNIFAL-MG”, disse, acrescentando: “Tenho plena certeza que as dificuldades e desafios pelos quais passei serviram para meu aprendizado e crescimento para lidar com as relações interpessoais e com situações diversas”, garantiu.

A nova Professora Titular enfatizou também sua dedicação para com o desenvolvimento da Instituição nos últimos 35 anos e reforçou seu compromisso por continuar contribuindo. “Dentro do contexto Efoa, Efoa/Ceufe e UNIFAL-MG, fiz o melhor que pude na promoção da educação superior, da ciência e em especial da Enfermagem, que nestes últimos 35 anos vem se desenvolvendo e ocupando seu espaço no campo da saúde de forma significativa e definitiva. Como minha carreira pode se estender por um período indeterminado de tempo, deixo claro que ainda pretendo ousar, buscar novas experiências e contribuir até quando entender que é possível articular trabalho, família, com responsabilidade e prazer”, declarou.

Professora Lana com os docentes da comissão especial