Participou da Avaliação Institucional? É hora de saber o resultado!

Comissão Própria de Avaliação se reúne com a comunidade acadêmica para devolutivas

Para apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional aplicada no ano de 2015 e no primeiro semestre de 2016, a equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) promoveu nos dias 19, 20 e 21/09, as Devolutivas dos Resultados, em encontros com a comunidade acadêmica da sede, do campus Poços de Caldas e do campus Varginha.

Durante reunião realizada na sede, na segunda-feira, 19/09, o presidente da Comissão, Rosemberg Francisco Rangel, servidor técnico-administrativo do campus Varginha, ressaltou que além de compartilhar os resultados da autoavaliação, a finalidade do evento também foi enfatizar o papel da Comissão Própria de Avaliação na Universidade. “A CPA é uma ferramenta de gestão, responsável por coordenar a aplicação da avaliação, coletar as informações e direcionar aos órgãos para melhorias”, disse.

O presidente da CPA também falou da importância de contar com o apoio de gestores, diretores de unidades e coordenadores para incentivar a participação dos docentes e discentes, bem como para divulgar os resultados para a comunidade acadêmica.

Os participantes dos encontros das devolutivas receberam uma cópia do Relatório da Avaliação Institucional, no qual constam informações sobre as respostas obtidas na aplicação da avaliação, com gráficos e esclarecimentos sobre os dados condensados.

Conforme Rosemberg, a avaliação é elaborada de acordo com parâmetros definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. “Nosso questionário foi dividido em cinco eixos para contemplar cada uma das dimensões. O primeiro avalia o Planejamento e Avaliação Institucional; o segundo, o Desenvolvimento Institucional; o terceiro, as Políticas Acadêmicas; o eixo quatro, as Políticas de Gestão e o eixo cinco, a Infraestrutura física”, salientou, apresentando pontos fortes e pontos fracos coletados a partir das respostas relacionadas a cada um dos eixos.

No encontro com os gestores, a equipe também esclareceu dúvidas sobre a metodologia do processo avaliativo, falou das estratégias utilizadas para o “feedback” aos participantes, e discutiu novas formas de criar a cultura institucional para ampliar a participação.

Os relatórios estão disponíveis para acesso na página da CPA: http://www.unifal-mg.edu.br/cpa/relatorios