Equipe da CPA se reúne com gestores e alunos da UNIFAL-MG para devolutivas

Resultados são referentes à Autoavaliação Institucional realizada no final de 2014

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) promoveu na tarde desta terça-feira, 19/05, na sede da Universidade, o evento "Devolutivas dos Resultados da Avaliação do ano de 2014", que reuniu dirigentes, coordenadores e representantes das unidades.

Ao dar início ao evento, o presidente da Comissão Própria, Prof. Robson Santos de Carvalho, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), cumprimentou e agradeceu a todos os presentes e pediu que cada integrante da CPA se apresentasse.

Em seguida, explicou o motivo da reunião, bem como a importância do compartilhamento dos resultados da última Autoavaliação Institucional com os gestores. "Nós marcamos essa reunião com os dirigentes, porque uma das ações da CPA, depois de promover a avaliação, é justamente fazer as devolutivas dos resultados; e essa reunião com os dirigentes se faz muito importante, porque nesse momento, os dirigentes são os nossos colaboradores, no sentido de levar esses resultados para suas unidades e lá discutir com seus pares, para que, obviamente, haja melhorias em toda Universidade e em todos setores, porque o que nós todos desejamos é uma Universidade melhor a cada dia".

Cada participante da reunião recebeu uma cópia do relatório encaminhado ao MEC, cujo conteúdo apresenta uma série de gráficos correspondentes às respostas obtidas na aplicação da avaliação, da qual participaram, no final de 2014, membros da comunidade acadêmica, dentre os quais, discentes, docentes e técnico-administrativos, além de membros da comunidade externa, que são atendidos pela Instituição. "Todo o trabalho da Comissão Própria foi inclusive no sentido de repensar o instrumento de avaliação com o objetivo de torná-lo mais adequado à realidade que nós vivemos e também para atender às dimensões do Sinaes", afirmou Prof. Robson, referindo-se às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

Dando prosseguimento, o presidente da CPA apresentou os dados condensados, enfatizando que o objetivo da CPA é incentivar a reflexão da comunidade para  a melhoria dos pontos identificados, entre os quais, aqueles considerados desafiadores na administração. "O que a CPA espera é que os resultados não sejam só um relatório entregue na mão de cada um, mas que sejam realmente discutidos", salientou.

A análise dos resultados foi feita de acordo com os eixos que abrangem as dimensões do Sinaes:

1. Planejamento e Avaliação Institucional;
  2. Desenvolvimento Institucional;
  3. Políticas Acadêmicas;
  4. Políticas de Gestão;
  5. Infraestrutura física.

Encerrando o evento, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, saudou a todos os participantes e ressaltou a relevância de ter uma Comissão Própria de Avaliação na Universidade, para que seja possível examinar a Instituição em todos os aspectos e encontrar estratégias para melhorias.

A equipe da CPA também apresentou os resultados para os alunos da Universidade às 19h. Nesta quarta-feira, 20/05, a Comissão Própria de Avaliação se reúne com a comunidade acadêmica do campus Poços de Caldas e no dia 27/05, a reunião acontecerá no campus Varginha.