Universidade promove campanha sobre o uso racional de medicamentos

Ação aproximou acadêmicos e comunidade em evento realizado no Centro Vivencial de Alfenas

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos. Promovida pelo Centro Acadêmico de Farmácia - CAFAR, esta campanha foi realizada no Centro Vivencial de Alfenas com o objetivo de aproximar acadêmicos e a comunidade, além de incentivar a prática de ações de assistência e atenção farmacêutica.

Este ano, o CAFAR atuou em conjunto com acadêmicos do curso de Farmácia da UNIFENAS e recebeu o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. O intuito foi alertar a população para a importância do uso correto dos medicamentos, conscientizar sobre os riscos da automedicação e reforçar as orientações e cuidados em casos de dengue, zika e chikungunya.

Farmacêuticos da rede municipal, diretores do CRF/MG e estudantes dos cursos de Farmácia, orientados por seus professores, fizeram o atendimento individual e gratuito à população. Durante a ação foram entregues panfletos explicativos, com alertas sobre procedimentos adequados quando o assunto é medicação. Também foram ofertados serviços de aferição da pressão arterial, cálculo do IMC, determinação da glicemia capilar. Foram atendidas aproximadamente 700 pessoas que passaram pelo local no dia 12/05, no período de 08h às 15h30.

Galeria de imagens

Informações: Luciene Alves Moreira Marques, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas