Tabaco e Saúde Bucal

Versão para impressãoEnviar por email

Equipe multiprofissional do CIAS/PROGEPE possui um Grupo de Cessação de Tabagismo em funcionamento

Os efeitos do consumo de tabaco na saúde geral da população tem sido bem divulgados, contudo, os seus efeitos na saúde oral também são importantes e devem ser conhecidos.

Evidências apontam o hábito de fumar como um fator modificador capaz de induzir ou exacerbar as doenças periodontais (gengivite e periodontite), devido a um dano local direto aos tecidos periodontais ou interferindo na resposta imunológica. O fumo reduz o fluxo sanguíneo, a quantidade de oxigênio e nutrientes nos tecidos gengivais deixando-os mais suscetíveis às infecções. O fumo pode alterar a flora bacteriana bucal sendo favorável à proliferação de algumas bactérias patogênicas.

Além disso, a resposta às terapias periodontais se encontram prejudicadas nos tabagistas, ocorrendo um efeito mascarador dos sinais da inflamação periodontal. Alguns efeitos adversos do tabaco na cavidade bucal: maior acúmulo de tártaro, manchas, halitose, alteração no paladar, maior perda óssea, mobilidade dentária, perda dentária, atraso na cicatrização de feridas, insucesso em implantes e enxertos, lesões bucais e câncer de boca.
 

A equipe multiprofissional do CIAS/PROGEPE possui um
Grupo de Cessação de Tabagismo em funcionamento.

Informe-se, participe.

Tel.: 3299-1086

 

Informações: Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS)/ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UNIFAL-MG