Palestra sobre o tema na próxima quarta-feira, 21/05, às 19h, na sala R-101

O Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG (ICHL) promoverá na próxima quarta-feira, 21/05, uma palestra sobre o tema "Ditadura, universidade e direitos humanos: o papel da Arqueologia da repressão e da resistência", que será ministrada pelo conferencista convidado, Prof. Pedro Paulo Funari, da Unicamp.

De acordo com informações da Diretoria do ICHL, a palestra terá início com a explicitação da abordagem adotada, a partir de uma perspectiva da História da Ciência fundada nas relações sociais. Em seguida, ressaltará o contexto histórico e social da violência no mundo contemporâneo, em geral, com destaque para o âmbito latino-americano e brasileiros durante a Guerra Fria. As ditaduras produziram efeitos deletérios nas sociedades e nas universidades. A retomada do estado de direito e as mudanças na ciência, com seu maior engajamento com a sociedade, viu o florescimento de abordagens críticas. A Arqueologia passou, já na década de 1980, a estudar os vestígios materiais das ditaduras. No Brasil, essas perspectivas tardaram mais para se desenvolver, mas têm sido importantes desde a década de 1990. A conclusão envolverá as perspectivas abertas para o estudo da repressão e da resistência pela Arqueologia.

A palestra integra as atividades do ICHL a respeito dos 50 anos do golpe de estado que instalou a ditadura militar no Brasil.

O professor convidado, Pedro Paulo Funari (Unicamp), é historiador com doutorado em Arqueologia pela USP. É co-organizador, dentre outros, de Arqueologia da repressão e da resistência: América Latina na era das ditaduras (1960-1980). São Paulo: Annablume, 2008, obra originalmente publicada em espanhol, na Argentina, pela Universidad Nacional de Catamarca, 2006, e editada posteriormente em inglês sob o título Memories from Dakrness: Archaeology of Repression and Resistance in Latin America. Nova Iorque: Springer, 2009. A respeito do livro, consultar:

O evento acontecerá na sala R-101, a partir das 19h.

Informações: Diretoria do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG