Dinâmicas educativas ensinam crianças sobre a importância da higiene

Estratégia pedagógica foi utilizada por alunos do curso de Enfermagem em escola de Alfenas

No mês de novembro, acadêmicos do 4º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG realizaram atividades educativas com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel José Bento, em Alfenas.

Vinculada à disciplina Estratégia Pedagógica para Educação em Saúde, a ação consistiu na apresentação dos temas “Higiene Pessoal”, “Higiene Alimentar”, “Higiene Bucal” e “Higiene Ambiental”.

A fim de envolver os alunos, os universitários adaptaram o conteúdo utilizando brincadeiras e encenações. Além disso, foram distribuídos folders para as crianças compartilharem o conhecimento com a família. “Foram preparadas dinâmicas para despertar a participação de todos, crianças e professoras”, conta a professora da disciplina, Patricia Mônica Ribeiro.

“Procuramos, neste ano, desenvolver atividades educativas com crianças do Ensino Fundamental dessa escola, com o objetivo de educar para a importância da higiene pessoal, bucal, alimentar e ambiental, buscando despertar e incentivar crianças e famílias a adotarem hábitos saudáveis”, comentou.

De acordo com a professora, a proposta da disciplina é instrumentalizar o estudante com dinâmicas pedagógicas que o permitam atuar na Educação para Saúde, tanto no serviço público, quanto no hospitalar ou privado.

Informações e fotos: Patricia Mônica Ribeiro, professora da disciplina de Estratégia Pedagógica para Educação em Saúde da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG