Em visita de campo, aluna da Biologia registra espécie rara de anfíbio

Fotografias de Rafaela Pereira foram repercutidas no portal do programa "Terra da Gente"
Registro do anfíbio em extinção Bokermannohyla vulcaniae feito pela discente Rafaela

Os registros fotográficos da discente do 8º período do curso de Ciências Biológicas/Bacharelado da UNIFAL-MG, Rafaela Caroline dos Santos Pereira, foram destaque na seção “Você no Terra da Gente” do G1 – Campinas e Região, no dia 12/04. A matéria mostrou algumas fotos de anfíbios ameaçados de extinção feitas pela aluna durante as aulas de campo que a graduação na Instituição proporciona.

De acordo com Rafaela, os registros raros que ganharam destaque no site de notícias, assim como outros que possui em seu acervo pessoal, só foram possíveis devido às saídas de campo que o curso oferece: “essas atividades são valiosas, pois permitem que os estudantes vejam na prática o conteúdo da sala de aula, aumentando os níveis de conhecimento, sem contar que as chances de fazer uma descoberta que possa auxiliar em pesquisas científicas aumentam”, contou.

A redação do Terra da Gente repercutiu o registro do anfíbio em perigo Bokermannohyla vulcaniae, que foi descoberto em 1965 e descrito em 2003. A espécie ainda sem nome popular, pertence à ordem dos anuros e é endêmica da cidade de Poços de Caldas (MG) e em áreas florestais da Mata Atlântica, local em que Rafaela foi surpreendida pelo pequeno sapo e registrou em fotos a metamorfose da espécie.

Outro anfíbio raro que a discente fotografou foi o sapo-flamengo, que a encantou durante uma viagem à Serra da Mantiqueira. Com apenas 3 centímetros a espécie é endêmica do Parque Nacional do Itatiaia, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, e foi escolhida como símbolo da área há mais de 10 anos.

Graduanda de Ciências Biológicas registrou o sapo-flamengo durante uma viagem de campo à Serra da Mantiqueira

Confira a matéria na íntegra neste link no site do G1.

Com informações: Rafaela Caroline dos Santos Pereira, aluna do Curso de Ciências Biológicas/ Bacharelado da UNIFAL-MG