Discente da UNIFAL-MG participa de sessão coordenada em Congresso Internacional

Versão para impressãoEnviar por email
Bolsista do PROBIC Cíntia Almeida Simosono, apresentou trabalho oral durante o evento

A aluna de Iniciação Científica do curso de Química Bacharelado, Cíntia Almeida Simosono, apresentou trabalho na modalidade oral, em inglês, no maior evento internacional de Química, o 46º World Chemistry Congress, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Esse importante evento, pela primeira vez sediado no Brasil, foi realizado em conjunto com a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, nos dias 09 a 14/07, em São Paulo-SP.

O trabalho apresentado oralmente pela discente Cíntia, intitula-se "In situ preparation of a heterobimetallic 3D network using an oxamate-type ligand" contemplando parte dos resultados de seu projeto de Iniciação Científica orientado pela Profa. Maria Vanda Marinho, tendo como colaborador o Prof. Antonio Carlos Doriguetto, ambos do Instituto de Química. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Polímeros Inorgânicos (LAPI-UNIFAL-MG), situado no prédio E da Unidade Educacional Santa Clara, o qual foi construído com verbas de Edital CT-INFRA-FINEP.

O Congresso Mundial teve como tema "Sustentabilidade e Diversidade através da Química", organizado em sessões científicas, palestras plenárias, sessões paralelas, apresentações de pôsteres e oficinas de jovens cientistas. Participaram do encontro Sir J. Fraser Sotddart, da Northwestern University, nos Estados Unidos, Prêmio Nobel em 2016 e Ada E. Yonath, do Weizmann Institute of Science de Israel, Prêmio Nobel em 2009; Robert Huber, do Max Planck Institute of Biochemistry, na Alemanha, Prêmio Nobel em 1988; Clare Grey, da University of Cambridge, no Reino Unido; David MacMillan, da Princeton University, nos Estados Unidos; Mei-Hung Chiu, da National Taiwan Normal University, de Tawain, entre outros. 

Marcaram também presença no congresso outros discentes de Iniciação Científica e de Pós-graduação da UNIFAL-MG: Nathália R. de Campos, Lisandra Pereira Ramos, Ludmila dos Santos Mariano, Júlia Scaff Moreira Dias, Lilian Pereira Franco e Ailton José Moreira. Esses discentes apresentaram trabalhos de pesquisa na forma de pôster. 

Informações e fotos: Maria Vanda Marinho, professora do Instituto de Química da UNIFAL-MG