Discentes de História recebem convidado da UNICAMP para palestras na UNIFAL-MG

Em pauta: questão do gênero no mundo romano e escravismo no século I d.C

Nos dias 13 e 14/07, o doutorando da UNICAMP, Filipe Silva, ministrou duas palestras na UNIFAL-MG. A primeira foi proferida para os discentes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica - PPGHI, sobre a questão do gênero no mundo romano do segundo século cristão. A outra palestra, voltada para a temática do escravismo no século I d.C, foi ministrada para os estudantes do curso de História.

O convidado é orientando do Prof. Pedro Paulo Abreu Funari, docente titular em História Antiga da UNICAMP e colaborador do PPGHI. Filipe retornou recentemente da Espanha, onde realizou Estágio de Doutorado sob supervisão do Prof. José Remesal, primeiro professor Catedrático da Catalunha e diretor do Centro para El Estudio de la Interdependencia Provincial en la Antigüedad Clásica (CEIPAC), um do apoiadores do PPGHI.

"Fundamental nesse processo é que nossos alunos, tanto da pós-graduação, quanto da graduação, estão tendo contato com alunos de outros programas de pós, analisando as suas pesquisas, servindo de referências. Uma importante troca de experiências, na qual todos nós ganhamos", assinalou o professor Cláudio Umpierre Carlan, vice-coordenador do mestrado da UNIFAL-MG.

Com informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica