UNIFAL-MG se destaca na 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Trabalhos de discentes e docentes da Instituição foram selecionados para apresentação oral
João Baldim apresentando seu trabalho durante a 38ª RASBQ

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (PPGQ) esteve muito bem representado na 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ocorrido em Águas de Lindóia-SP, de 25 a 28/05. Nesta edição, foram apresentados mais de dez trabalhos de autoria de pós-graduandos do PPGQ, estagiários de iniciação científica e pós-doutoramento e seus orientadores, sendo que dois dos trabalhos foram destacados para apresentações orais.

O trabalho intitulado “Descoberta de LFQM-67 e LFQM-75: Novos candidatos a protótipos de fármacos multialvo contra a doença de Alzheimer" foi apresentado pela doutoranda Flávia Pereira Dias Viegas na Sessão Coordenada de Química Medicinal e Química Biológica e na forma de painel pelo mestrando Matheus de Freitas Silva (PPGCF), dois dos vários coautores deste trabalho que integra o programa INCT-INOFAR do CNPq e que rendeu, recentemente, um depósito de patente. O outro trabalho de destaque, intitulado “Genome-Guided strategy to access Burkholderia diversity from environment and its chemistry”, foi apresentado na Sessão Coordenada de Produtos Naturais I por João Luiz Baldim Zanin, doutorando do PPGQ, retratando parte dos resultados obtidos durante seu estágio de doutorado-sanduíche no grupo do Prof. Roger G. Linington, na Universidade da Califórnia (Santa Cruz, EUA).

Ambos os trabalhos foram muito questionados e elogiados, tanto durante as sessões de apresentações orais, como nas sessões de painéis, refletindo ao alto padrão dos pós-graduandos e dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do PPGQ.

Flávia apresentando seu trabalho durante a 38ª RASBQ

Informações e fotos: Cláudio Viegas Jr., professor do Instituto de Química, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG