Discentes do curso de Administração Pública são aprovados em mestrados

Confira relatos dos acadêmicos sobre a conquista e a experiência adquirida na UNIFAL-MG

No final do ano passado, cinco discentes do curso de Administração Pública foram aprovados em oito processos seletivos de mestrado. A seguir, os relatos dos(as) discentes sobre a aprovação no mestrado e a contribuição dada pelo curso de Administração Pública:

Isabela Ariane Bujato – Mestrado em Administração - UFSC, Mestrado em Administração – UFES

"A experiência de participar de processos seletivos de mestrado foi enriquecedora. Receber a notícia da aprovação, mais ainda. Além de toda dedicação e esforço individual, tudo isso só foi possível porque a Unifal me proporcionou uma jornada de grandes experiências, vivências e aprendizados como discente. O curso de Administração Pública, além de ter transformado minha visão de mundo, permitiu com que eu pudesse adquirir uma bagagem cheia de conhecimento que, por sua vez, contribuiu para que eu chegasse até aqui. Agradeço aos professores por todo o apoio e incentivo de sempre. Cada um que passou na minha vida durante a graduação tem sua parte neste novo ciclo tão importante em minha carreira acadêmica e em minha vida."

Rafaela Fernanda Barbosa de Siqueira – Mestrado em Administração - UFLA

"Fiquei extremamente feliz e grata com a aprovação. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e em Administração Pública contribuíram muito para que isso fosse possível. Com o BICE pude repensar sobre o caminho que gostaria realmente de seguir, já que o curso interdisciplinar possibilita o contato com diferentes áreas, e sinto que a escolha não poderia ter sido melhor. O primeiro período na Adm. Pública não foi fácil, uma vez que seu formato era bem diferente do que estávamos acostumadas, o número bem reduzido de colegas em sala de aula, o contato mais próximo com os professores, mas também pela maneira como eram levadas as questões a serem estudadas, sempre com discussões e reflexões que nos proporcionaram também nos semestre seguintes grandes trocas e novas perspectivas. Além disso, sempre nos incentivando e apontando os caminhos para investirmos na carreira acadêmica já na graduação."

Bruno Dias Soares – Mestrado em Administração - UFLA, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Unicamp

"É um misto de alegria e sensação de dever cumprido, ser aprovado em duas universidades tão importantes do país. Essa conquista é, sem dúvida, resultado de alguns anos de dedicação ao ensino, extensão e, principalmente, pesquisa. No entanto, nada disso seria possível sem toda a construção de conhecimento proporcionada pelo BICE e aprofundada ainda mais no Bacharelado em Administração Pública, que me permitiu o contato constante com a pesquisa e que tem como uma de suas principais características o desenvolvimento crítico do aluno, o que nos prepara não apenas para a pós-graduação, mas para nosso desenvolvimento pessoal e para a construção de uma carreira profissional ética e autônoma, por meio de seus professores. Agradeço à universidade e, especialmente, à minha orientadora, Profª. Dra. Aline Lourenço de Oliveira."

Mariana Martins – Mestrado em Administração UFMG, Mestrado em Gestão Pública e Sociedade - UNIFAL-MG

"A sensação de passar no mestrado com certeza foi uma das melhores que senti até hoje! Anos de estudos na universidade, intensificados com os processos seletivos, mas valeu a pena! Ser aprovada na própria UNIFAL-MG e na UFMG representam o meu esforço e de todo conhecimento adquirido por meio dos professores, em especial, os da Administração Pública. As aulas do curso com discussão de textos com críticas à realidade social, política e econômica; a escrita de artigos e o incentivo à pesquisa foram primordiais na escolha deste caminho que iniciarei. Tão importante quanto à Administração Pública, participar de um programa de extensão da universidade, a ITCP/UNIFAL-MG, foi fator determinante para seguir a carreira acadêmica e me envolver com a área da pesquisa. As ações extensionistas do programa de extensão também contribuíram para meu amadurecimento intelectual e pessoal. Só tenho a agradecer aos professores da Administração Pública e a ITCP/UNIFAL-MG por terem aberto meus caminhos!"

Também foi aprovada no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, a acadêmica Nayara Ellen Juventino.

Informações e fotos: Adílio Renê Almeida Miranda, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG