Disciplina "Medicina da Família e Comunidade" amplia possibilidades de atuação

Estudantes da UNIFAL-MG poderão desenvolver atividades em Carvalhópolis e Paraguaçu
Reunião de representantes da UNIFAL-MG com o prefeito e outras autoridades de Paraguaçu

Uma equipe do curso de Medicina da UNIFAL-MG esteve nas cidades de Carvalhópolis e Paraguaçu no dia 12/11, a fim de estender parcerias com as Prefeituras Municipais.

O objetivo da reunião com as autoridades locais foi a possibilidade de estabelecer convênio, para que os estudantes do curso de Medicina possam utilizar as unidades de Estratégia de Saúde da Família dessas cidades, para as atividades teóricas e práticas.

Representando a Universidade, as médicas docentes, Larissa de Souza Bueno e Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira, e a secretária Alzira Maria da Silva, conversaram com os prefeitos - Gilson Ferreira de Moraes (Carvalhópolis) e Evandro Barbosa Bueno (Paraguaçu) - sobre a proposta da parceria com a UNIFAL-MG, cuja finalidade é beneficiar não apenas o curso, mas também os municípios da região.

De acordo com a professora Larissa, da disciplina de Medicina da Família e Comunidade, a proposta surgiu da necessidade de campos de estágio na área para os alunos da Universidade, e como médica da unidade de Estratégia da Saúde da Família em Carvalhópolis desde 2013, identificou a possibilidade de parceria naquele município e também em Paraguaçu, onde há outras unidades disponíveis. “Com essas parcerias, os alunos da UNIFAL-MG terão mais seis unidades de Atenção Primária para explorar no período da graduação. São cinco unidades na cidade de Paraguaçu e uma em Carvalhópolis. Isto é importante, pois os graduandos precisam conhecer diferentes localidades, seus costumes e culturas, para assim terem uma visão generalista da Medicina”, observou, adiantando que há estudos para que a parceria se estenda aos futuros residentes da Universidade, bem como para outros cursos.

Conforme a docente, a possibilidade de convênio enriquecerá não apenas as atividades práticas dos alunos da Medicina, como representará também um ganho para essas cidades. “A população desses municípios serão as maiores beneficiadas com essas parcerias”, frisou.

Atualmente, a disciplina de Medicina da Família e Comunidade conta com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em cinco unidades da Estratégia de Saúde da Família em Alfenas, orientados pelos médicos docentes Larissa de Souza Bueno, Luisa Patricia Fogarolli de Carvalho, Gabriela Itagiba de Aguiar Vieira e Mirian Monteiro Castilho da Silveira; e pelos médicos técnicos, Cristiano de Almeida Correia e Allen Lopes Petrini.

Equipe da Universidade com autoridades da Administração Municipal de Carvalhópolis

Fotos: arquivo pessoal da equipe da UNIFAL-MG