Projeto "Encontros com a Ciência" discute Misticismo Quântico

Confira podcast que esclarece uma série de mitos a respeito da Física Quântica

O podcast "Encontros com a Ciência", realizado nesta terça-feira, 20/09, com a participação dos professores Aníbal Thiago Bezerra, Frederico Augusto Toti, Artur Justiniano Roberto Junior e Samuel Bueno Soltau, todos do curso de Física do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, esclarece uma série de mitos a respeito da Física Quântica e alertam a respeito dos perigos à saúde física e mental que podem advir da adesão a este tipo de discurso.

Os físicos teóricos Aníbal Bezerra e Samuel Soltau, destacaram alguns conceitos da Física Quântica que são apropriados por leigos para promover discursos que pseudocientíficos que podem trazer riscos à saúde da população.

O professor Frederico Toti e o astrofísico Artur Roberto Junior lembraram aspectos históricos do surgimento da Teoria Quântica, destacando que surgiu há cerca de 100 anos e que trouxe tecnologias como laser, scanners médicos, computadores e muitos outros.

Coordenado pelo Prof. Samuel Bueno Soltau, o podcast "Encontros com a Ciência", é um projeto que integra o programa de extensão "Ora Direis Ouvir Estrelas" da UNIFAL-MG, que é coordenado pelo Prof. Artur Justiniano Roberto Junior. A gravação foi realizada no Observatório Astronômico da UNIFAL-MG, na Unidade Educacional Santa Clara.

O website do Projeto Encontros disponibiliza o áudio deste e de outros programas passados. Por meio da página do Encontros no Facebook os ouvintes interagem, enviam perguntas e sugerem temas para novos episódios.

Informações: Samuel Bueno Soltau, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, coordenador do projeto "Encontros com a Ciência"