Dissertação premiada em evento nacional valoriza o profissional da Enfermagem

Versão para impressãoEnviar por email
Deusdete Souza, egresso do mestrado da UNIFAL-MG, foi agraciado em congresso científico

A dissertação de mestrado intitulada “Desvelando a Implementação do Processo de Enfermagem em Instituição Hospitalar” de autoria de Deusdete Inacio de Souza Junior, egresso do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, foi premiada durante o 2º Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) realizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), em São Paulo, em setembro de 2016.

Desenvolvido sob a orientação da professora Maria Angélica Mendes, o trabalho foi um dos três melhores apresentados durante o evento, recebendo o reconhecimento nacional para os enfermeiros que contribuem cientificamente para área com suas publicações científicas, dando mais visibilidade e valorização para os profissionais, no âmbito da equipe multiprofissional.

“Essa premiação é um reconhecimento da comunidade científica e assistencial da área de Enfermagem, da determinação, dedicação e comprometimento aos quais eu e minha orientadora, professora Maria Angélica Mendes, nos dispusemos ao decorrer de dois anos de desenvolvimento da pesquisa”, comentou Deusdete. “A conquista do prêmio reconhece a importância  de estudos que tenham como foco melhorar a prática Clínica de Enfermagem”, completou.

Conforme o mestre em Enfermagem, a pesquisa permitiu desvelar os significados atribuídos pelo enfermeiro, construídos no contexto da assistência com o Processo de Enfermagem (PE), bem como a vivência desses profissionais, frente ao processo interpretativo de implantação e implementação do PE. “A vivência dos enfermeiros com a dinâmica de implementação do PE, está centralizada no significado subjetivo representado por ‘Fazendo com Intencionalidade’; que demonstra a relação direta entre o propósito e a ação de fazer”, explica.

Deusdete esclarece que o estudo oportuniza uma  melhor apreensão quanto às estratégias desenvolvidas na viabilização dessa metodologia assistencial na prática clínica, subsidiando o desempenho de outros enfermeiros no processo de implantação ou implementação do PE. “Esse estudo poderá proporcionar maior compreensão sobre o método assistencial no contexto da assistência de Enfermagem hospitalar brasileira; podendo colaborar para a práxis dos profissionais da área, trazendo reflexões sobre a articulação de seu papel clínico e de seus aspectos invisíveis como julgamento e a autonomia clínica”, conclui.

A 2ª edição do Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros contou com 190 trabalhos científicos inscritos nas modalidades Oral e Pôster, sendo que 93 foram aprovados para apresentação durante os dias do congresso. Após avaliação, a Comissão Científica, representada pela presidente da FNE, Solange Caetano, e pelo enfermeiro docente Juvenal Tadeu Canas Prado, elegeu os três melhores trabalhos na modalidade Pôster, três melhores na modalidade Oral, além de três que receberam Menção Honrosa.

Os congressistas premiados estiveram no dia 07/11/2016, na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), para receber o troféu e o certificado de premiação.

Com informações e imagens: Deusdete Inacio de Souza Junior, egresso do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG