Turmas de 150 alunos de BI em Ciência e Economia do campus Varginha serão divididas

Curso ganhará mais espaço em sala e mais profissionais para as atividades de ensino-aprendizagem

Em breve, o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE) do Campus Avançado de Varginha ganhará mais espaço em sala de aula e mais profissionais para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. As turmas de 150 alunos serão divididas em duas de 75 e novos professores passarão a compor o quadro de docentes da unidade.

De acordo com a diretora do campus, Profa. Tatiana Cardoso Teixeira, a divisão acontecerá devido aos problemas identificados nas salas numerosas, tanto para os alunos quanto para os professores, como o alto índice de reprovação em várias disciplinas; a dificuldade pedagógica para o professor ministrar aulas a 150 alunos; o volume excessivo de trabalho docente extraclasse, uma vez que um docente chegava a ter cerca de 400 alunos em um semestre, o que dificultava a elaboração e correção de provas e trabalhos, entre outros.

O processo para obtenção das vagas foi construído de forma coletiva. A partir deste cenário, em conjunto com o coordenador do BICE, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, a Profa. Tatiana abriu um processo administrativo para solicitar vagas de docentes ao Ministério da Educação - MEC. Após reuniões com a Reitoria no ano de 2010, foi formada uma Comissão de Docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA a fim de levantar mais dados para integrar o processo, sobretudo, em relação aos números sobre evasão, reprovações e carga horária docente. A solicitação foi encaminhada pela Reitoria ao MEC, que atendeu ao pedido, fornecendo 20 novas vagas de docentes para o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. “As vagas foram recebidas em outubro do ano passado, com a atualização do banco de professor equivalente da UNIFAL-MG e a atual direção do ICSA está cuidando da realização dos concursos com o suporte administrativo do campus de Varginha”, observa a diretora.

Entre os benefícios que a divisão das salas trará para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, a professora destaca: “A meu ver, os maiores benefícios são o melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, possibilitando maior interação entre aluno e professor, o melhor acompanhamento do rendimento acadêmico, e um maior número de docentes para orientação de projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão.”

O coordenador do BICE, Prof. Paulo Roberto, também vê a medida de forma muito positiva para a comunidade acadêmica. “Com as novas vagas, a divisão das turmas vem de encontro com os anseios da comunidade acadêmica no sentido de humanizar a educação, aperfeiçoando o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a relação professor-aluno no sentido de se promover atividades que reduzam a evasão e consiga identificar eventuais problemas de acompanhamento dos conteúdos, além de proporcionar aumento de professores para orientar projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta.

A divisão das turmas está prevista para o próximo semestre. “Apenas algumas disciplinas para as quais ainda não conseguimos contratar professores é que permanecerão sem divisão para o próximo semestre, mas a expectativa é que todas as disciplinas comuns do BICE sejam ofertadas em duas turmas no primeiro semestre de 2013”, destaca Profa. Tatiana.

O Campus Avançado de Varginha possui atualmente, 738 alunos matriculados no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social