Docente e mestranda em Ciências Biológicas realizam missão científica no Chile

Atividade marca processo de internacionalização do programa de pós-graduação

A professora Lívia Maris Ribeiro Paranaíba, do Instituto de Ciências Biomédicas e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da UNIFAL-MG, esteve na Faculdade de Odontologia da Universidad de Valparaiso no Chile, entre os dias 07 e 12/10. Durante este período, foi realizada uma série de atividades científicas relacionadas à cooperação que a docente possui com o professor Wilfredo Alejandro González Arriagada. Estas atividades marcaram o início do processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e do convênio entre a UNIFAL-MG e a Universidad de Valparaiso.

Na palestra realizada no dia 10/10, a professora ministrou a palestra “Assistência aos pacientes com mucosite oral radioquimioinduzida no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas, MG/Brasil”. O tema da palestra se refere a um projeto de extensão que a docente realiza na Santa Casa de Alfenas há 2 anos beneficiando e tratando todos os pacientes que apresentam mucosite oral como efeito colateral do tratamento antineoplásico. Na oportunidade, Profa. Lívia destacou que é preciso desenvolver medidas que visem à melhoria da condição oral e da qualidade de vida dos pacientes oncológicos, a fim de prevenir e minimizar os efeitos negativos e/ou complicações decorrentes da terapia antineoplásica e do curso da própria doença.

Além da palestra ministrada, a docente foi acompanhar sua aluna de mestrado, Catherine Bueno Domingueti, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que realizou um estágio de pesquisa durante o período de 27/08 a 17/10. O estágio foi realizado no laboratório de pesquisa científica da Universidad de Valparaiso sob a supervisão e colaboração do professor Wilfredo Alejandro González Arriagada. Durante este estágio, a discente Catherine realizou vários experimentos necessários para o desenvolvimento de parte de sua dissertação de intiulada "Validação do modelo BD e análise de marcadores originados de fibroblastos associados ao carcinoma espinocelular oral". Este trabalho rendeu excelentes resultados, os quais foram apresentados na 3ª Jornada de Patología Oral do Chile e foi agraciado com o prêmio de 2º lugar na sessão de pôsteres apresentados.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG