Docente da UNIFAL-MG é homenageado pela Câmara de Mimoso do Sul-ES

Prof. Ricardo Menezes Salgado recebeu o título de “Cidadão Mimosense Ausente”

O professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, Ricardo Menezes Salgado, foi homenageado em Mimoso do Sul, no estado do Espírito Santo, sua cidade natal, pela Câmara Municipal, devido sua trajetória acadêmica e profissional. A cerimônia ocorreu no dia 06/07, no Salão Nobre da Câmara, em comemoração à Festa Magna da cidade.

Conforme informações da Câmara, o decreto legislativo que propunha o título de “Cidadão Mimosense Ausente nº1 ao Doutor (Phd) Ricardo Menezes Salgado” foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária do dia 12/06.

Durante a homenagem, a trajetória do professor, que atualmente mora e trabalha em Alfenas-MG, foi apresentada pela Casa Legislativa.

Ricardo Menezes Salgado é natural de Mimoso do Sul, filho de José Salgado Ferreira e Enaíde Gomes de Menezes Salgado. Teve sua formação básica em Mimoso do Sul onde viveu e morou até seus 18 anos de idade, se tornando um homem de fé, que acredita nos valores familiares, na força do trabalho e nos bons costumes éticos e morais. É casado com Juliana Dias Salgado Russano com quem tem uma filha, Thaís Russano Salgado. Durante o tempo fora de Mimoso do Sul, foram apresentados vários fatos que marcaram a sua história e sua vida, alguns tópicos dos quais relatados por ele, que retratam os principais fatos de sua trajetória no Brasil e no exterior:

• Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa-MG, onde recebeu menção honrosa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como melhor trabalho de pesquisa em nível de graduação nos anos de 2000 e 2001.
  • Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), onde viveu sua primeira experiência internacional, participando de um congresso internacional nos EUA.
  • Doutorado (Ph.D) em Engenharia Elétrica pela UNICAMP onde deu continuidade nos estudos realizados no mestrado, com participação em projeto da Petrobras, publicação de vários artigos em revistas especializadas e a apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais.
  • Estágio de pós-doutorado na UNICAMP em dois momentos. Desenvolveu soluções que foram implantadas e utilizadas em empresas do Setor Elétrico Brasileiro.

Na graduação, mestrado e doutorado, atuou como docente auxiliar em diversas disciplinas nas engenharias e computação. Em 2004, paralelamente ao doutorado, ingressou como docente no curso de Ciências da Computação na Faculdade de Jaguariúna-SP, onde implantou o Programa Institucional de Iniciação Científica (IC) para estudantes de graduação. Em 2008, foi aprovado no concurso para professor efetivo na área de Inteligência Computacional do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde coordenou a criação e credenciamento junto ao CNPq do grupo de pesquisa na área de inteligência computacional e implantou o Laboratório de Inteligência Computacional (LInC) da UNIFAL-MG, no qual, é o principal cientista.

Atualmente é coordenador do curso de Ciência da Computação, contribuindo na melhoria da qualidade do ensino na UNIFAL-MG, visando manter a excelência nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

O homenageado, em sua trajetória profissional, teve a oportunidade de participar de diversos eventos científicos realizados fora do Brasil, nos quais representou a UNIFAL-MG e o Brasil na apresentação e difusão da ciência. Por onde passou, seja no Brasil ou no exterior, sempre levou consigo os ensinamentos que recebeu nos primeiros passos de sua vida na cidade de Mimoso do Sul.

Em pronunciamento, Prof. Ricardo agradeceu a cidade de Mimoso do Sul, por compartilhar consigo algo inestimável: o conhecimento.

Com informações e fotos: Câmara Municipal de Mimoso do Sul-ES