Docente da UNIFAL-MG participa de livro internacional que avalia os regimes de patentes e inovação de países em desenvolvimento

Versão para impressãoEnviar por email

Prof. Thiago Caliari é um dos autores do capítulo sobre a indústria farmacêutica brasileira após o Acordo “TRIPS”

O professor Thiago Caliari Silva do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, campus Varginha, participou do livro internacional “Trips Compliance, National Patent Regimes and Innovation", recém-lançado pela editora Edward Elgar.

A obra, destinada a todos os profissionais que trabalham no âmbito de políticas de inovação e se interessam pelo estudo da competitividade industrial a nível internacional, é editada pelos professores Sunil Mani e Richard Nelson, especialistas renomados na área de economia da inovação.

De acordo com o Prof. Thiago, o livro apresenta um estudo sobre os resultados da conformidade de países em desenvolvimento (Brasil, China, Índia e Tailândia) ao Acordo sobre os Direitos de Propriedade Intelectual (Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights), assinado em 1994, na Rodada do Uruguai, o qual definiu as bases da propriedade intelectual internacionalmente. “O acordo foi estabelecido com um intenso lobby dos países desenvolvidos em prol de suas empresas inovadoras, especializadas no desenvolvimento de novos produtos, como forma de expandir mercado a estas em países onde não existia ou era insuficiente a proteção patentária”, explica.

Prof. Thiago escreveu o primeiro capítulo do livro intitulado “Innovation in the Pharmaceutical Industry in Brazil post-TRIPS", em parceria com os professores Roberto Mazzoleni, da Hofstra University de Nova York, e Luciano Costa Póvoa, do Senado Federal, se comprometendo a apresentar informações sobre capacitação industrial e inovativa da indústria farmacêutica nacional pós-acordo TRIPS e demais políticas regulatórias estabelecidas pelo governo federal, notadamente a política de medicamentos genéricos de 1999. “Eu tenho trabalhado há algum tempo com o tema da indústria farmacêutica em variados artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Por esse reconhecimento, recebi o convite dos professores Luciano Póvoa e Richard Nelson, este último, um dos editores do livro e principal figura da área de pesquisas em teoria econômica evolucionária, para essa empreitada”, comenta.

O livro pode ser encontrado na página da Editora Edward Elgar (www.e-elgar.com) com desconto de 20% para compra on-line.

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG