Docentes da UNIFAL-MG são selecionados no Programa Startup Universitário

Iniciativa visa despertar a cultura empreendedora nas instituições de ensino superior

A Profa. Marcia Paranho Veloso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, e os professores Hélio Lemes Costa Júnior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e representante da i9/UNIFAL-MG campus Varginha, e Maicon Gouvêa de Oliveira, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), campus Poços de Caldas, foram selecionados para o Startup Universitário, parte do programa Minas Digital, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes).

O Startup Universitário é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, capitaneado pela SEDECTES, que tem como principal propósito despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior.

De acordo com o edital, o programa capacitará e apoiará professores universitários para criarem nas instituições de ensino ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário. Esta ação será viabilizada por meio da geração de um ambiente favorável à construção das características e habilidades empreendedoras importantes para qualquer profissional despertar e prosseguir com o interesse de abrir o próprio negócio.

Foram feitas mais de 500 inscrições, de todas as partes de Minas Gerais. O programa selecionou 100 professores de instituições públicas e privadas de ensino superior do estado. Por meio dos educadores, o Startup Universitário pretende apoiar até 100 startups de universidades na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campi das instituições dos professores selecionados, com o montante total de até R$700.000,00. Ao final do programa, as IES e os professores que mais se destacarem serão reconhecidos perante o ecossistema por meio de uma cerimônia oficial.

Merece destaque a presença de mais três docentes da UNIFAL-MG na lista de espera do programa que poderão integrá-lo, caso existam desistências. São eles: Profa. Simone Botelho Pereira, da Escola de Enfermagem, Prof. Ricardo Menezes Salgado, do Instituto de Ciências Exatas e Prof. Mateus Freire Leite, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Confira a lista dos professores selecionados!

Com informações: Marcia Paranho Veloso, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG