Docentes do curso de Pedagogia ministram palestra para professores do Município

Atividade visa oferecer momentos formativos para os professores da educação básica

Uma parceria há muito tempo idealizada começa a ser concretizada. Professores e professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas iniciaram, neste ano de 2016, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Alfenas com vistas a oferecer momentos formativos aos professores e às professoras da educação básica, sobretudo dos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o coordenador do curso, professor André Luiz Sena Mariano, “mais do que uma parceria, esse é um encontro necessário para o estreitamento de vínculos. A rede municipal não pode mais funcionar somente como aquela que recebe os/as estagiários/as de nossos cursos. É o momento de apresentarmos contribuições mais efetivas que permitam, ao mesmo tempo, melhorar a qualificação dos/as docentes das escolas do município e a formação profissional de nossos/as alunos/as”.

Para as representantes da secretaria, professoras Marcella Godinho Nascimento e Marilena de Souza Andrade, “é preciso destacar a importância desse momento de interação com os professores da universidade. Principalmente, se considerarmos a necessária conexão entre teoria e prática. Nesse sentido, os encontros ajudam a pensar a nossa prática com a teoria que é produzida na universidade. Além disso, tal encontro faz com que os profissionais da educação básica se sintam mais valorizados, diminuindo a distância entre escola e universidade”.

O primeiro dia de encontros formativos ocorreu no dia 27 de abril, com palestra ministrada pelo professor Ronaldo Auad Moreira e pelas professoras Luísa Dias Brito e Renata Nunes Vasconcelos. Nela, foram problematizadas as possibilidades de organização de práticas educativas interdisciplinares. O dia 01 de julho, o segundo momento formativo, terá a contribuição das professoras Paula Regina Alvarenga e Vanessa Cristina Girotto, que irão discutir a temática das metodologias com foco na alfabetização e, também, a participação das professoras Eliane Vianey Carvalho e Helena Maria dos Santos Felício, que discutirão, respectivamente, ensino de língua portuguesa e currículo.

Neste ano de 2016, as atividades se encerram no dia 30 de setembro, com a participação das professoras Paula Regina Alvarenga e Vanessa Cristina Girotto, que darão continuidade às discussões iniciadas no encontro anterior sobre alfabetização; a professora Helena Maria dos Santos Felício aprofundará discussões relativas ao currículo da educação básica; o professor André Luiz Sena Mariano discutirá o tratamento das relações de gênero e sexualidade na educação básica; e a professora Renata Nunes Vasconcelos discutirá a temática da violência escolar pelo viés da psicanálise.

A coordenação de curso e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura já estudam as possibilidades de continuação e ampliação dos momentos formativos para o ano de 2017.

Galeria de imagens

Informações: André Luiz Sena Mariano, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenador do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG
Fotos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas