Docentes do curso de Pedagogia ministram palestra para professores do Município

Versão para impressãoEnviar por email
Atividade visa oferecer momentos formativos para os professores da educação básica

Uma parceria há muito tempo idealizada começa a ser concretizada. Professores e professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas iniciaram, neste ano de 2016, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Alfenas com vistas a oferecer momentos formativos aos professores e às professoras da educação básica, sobretudo dos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o coordenador do curso, professor André Luiz Sena Mariano, “mais do que uma parceria, esse é um encontro necessário para o estreitamento de vínculos. A rede municipal não pode mais funcionar somente como aquela que recebe os/as estagiários/as de nossos cursos. É o momento de apresentarmos contribuições mais efetivas que permitam, ao mesmo tempo, melhorar a qualificação dos/as docentes das escolas do município e a formação profissional de nossos/as alunos/as”.

Para as representantes da secretaria, professoras Marcella Godinho Nascimento e Marilena de Souza Andrade, “é preciso destacar a importância desse momento de interação com os professores da universidade. Principalmente, se considerarmos a necessária conexão entre teoria e prática. Nesse sentido, os encontros ajudam a pensar a nossa prática com a teoria que é produzida na universidade. Além disso, tal encontro faz com que os profissionais da educação básica se sintam mais valorizados, diminuindo a distância entre escola e universidade”.

O primeiro dia de encontros formativos ocorreu no dia 27 de abril, com palestra ministrada pelo professor Ronaldo Auad Moreira e pelas professoras Luísa Dias Brito e Renata Nunes Vasconcelos. Nela, foram problematizadas as possibilidades de organização de práticas educativas interdisciplinares. O dia 01 de julho, o segundo momento formativo, terá a contribuição das professoras Paula Regina Alvarenga e Vanessa Cristina Girotto, que irão discutir a temática das metodologias com foco na alfabetização e, também, a participação das professoras Eliane Vianey Carvalho e Helena Maria dos Santos Felício, que discutirão, respectivamente, ensino de língua portuguesa e currículo.

Neste ano de 2016, as atividades se encerram no dia 30 de setembro, com a participação das professoras Paula Regina Alvarenga e Vanessa Cristina Girotto, que darão continuidade às discussões iniciadas no encontro anterior sobre alfabetização; a professora Helena Maria dos Santos Felício aprofundará discussões relativas ao currículo da educação básica; o professor André Luiz Sena Mariano discutirá o tratamento das relações de gênero e sexualidade na educação básica; e a professora Renata Nunes Vasconcelos discutirá a temática da violência escolar pelo viés da psicanálise.

A coordenação de curso e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura já estudam as possibilidades de continuação e ampliação dos momentos formativos para o ano de 2017.

Galeria de imagens

Informações: André Luiz Sena Mariano, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenador do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG
Fotos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas