Docentes da Enfermagem da UNIFAL-MG ganham bolsa para desenvolver pós-doutorado na USP

Atenção à saúde do estudante universitário é o tema do projeto contemplado por programa da CAPES

Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim e Prof. Denis da Silva Moreira,
docentes integrantes do projeto contemplado

Na semana passada, a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG assinou convênio com a Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto-SP, para desenvolver o projeto de pesquisa “Atenção à Saúde do estudante universitário: uma proposta interdisciplinar de uma instituição pública do sul do Estado de Minas Gerais”.

Este projeto foi aprovado no final de 2011 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Chamada Pública do Programa Casadinho/Procad do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação – MCTI, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com a Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim, que representa a equipe do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, a parceria com a Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto foi proposta no projeto, não somente porque as escolas atuaram juntas no Programa de Qualificação Interinstitucional – PQI, mas também pela relevância que a instituição possui no desenvolvimento científico e tecnológico no cenário nacional e internacional, sobretudo, o Programa de Pós-Graduação Enfermagem Psiquiátrica, que pelas suas características, objetivos e fio condutor, atenderá às necessidades da UNIFAL-MG.

A parceria firmada por um período de 4 anos, permitirá a formação de relações interinstitucionais entre os discentes de nível de graduação e de pós-graduação e a formação de pós-doutores. Assim, além da qualificação de seis pós-doutores, a universidade contará com a mobilidade de alunos por meio de sua participação em eventos científicos e capacitação em cursos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Alfenas e no programa consolidado.

Para a professora, o convênio beneficiará especialmente a UNIFAL-MG já que o projeto será desenvolvido junto a um grupo experiente. “Além da qualificação e da melhoria do programa, a parceria vai nos levar a publicações conjuntas, a melhorar nossas publicações e a contar com professores da USP realizando ações com nossos alunos.”

Sobre o funcionamento do projeto aprovado, a Profa. Clícia esclarece que é interligado a outros já trabalhados internamente na instituição. “Na verdade são seis projetos, sendo um consequência do outro. Eu começo a trabalhar com a violência, então descubro quem tem ansiedade, aí a Profa. Érika trabalha esta questão; depois a gente levanta quem é usuário de álcool e droga, o Prof. Denis entra com o projeto de álcool e drogas; a Profa. Eliza trabalha a masculinidade dos agressores, de quem provoca a violência; a Profa. Sueli entra com software para começarmos a pesquisar o perfil do aluno em relação à violência desde quando entra na universidade; e a Profa. Denise trabalha com a questão de DTM (Disfunção Temporomandibular)”, resume.

Entre os objetivos específicos do projeto estão: investigar a ocorrência de violência entre os discentes da Universidade Federal de Alfenas; verificar a prevalência do uso de álcool e ou de drogas entre os estudantes universitários por meio do teste de identificação do uso de substâncias psicoativas; interpretar os significados que os acadêmicos atribuem à condição de serem usuários de álcool e outras drogas ilícitas, com base no pressuposto socioantropológico de masculinidade e identificar diagnósticos de enfermagem de ansiedade e medo e a prevalência de depressão entre os alunos da UNIFAL-MG.

Os docentes da UNIFAL-MG, participantes do projeto, que foram contemplados com bolsa para desenvolver o pós-doutorado, são:

- Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim
- Prof. Denis da Silva Moreira
- Profa. Denise Hollanda Iunes
- Profa. Eliza Maria Rezende Dázio
- Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves
- Profa. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá

Programa Casadinho/Procad

O Programa objetiva promover o fortalecimento de grupos de pesquisa, vinculados a Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES, a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu, estimular a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio do apoio à cooperação inter- ou intra-regional entre grupos de pesquisa de qualquer região do país vinculados a Programas de Pós-Graduação não consolidados e Programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa.

Ao projeto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, além das seis bolsas de pós-doutorado, também foram destinados recursos no valor de R$ 106.907,55 para missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral, e outros itens de custeio e despesas de capital durante os 4 anos de desenvolvimento através do convênio com a USP de Ribeirão Preto-SP.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social