Documentos com validade oficial podem ser emitidos diretamente pelos alunos

UNIFAL-MG disponibiliza ferramenta de autenticação de declarações no Sistema Acadêmico

O Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) da UNIFAL-MG divulgou esta semana, uma ótima notícia para os alunos da Instituição: a partir de agora, a emissão de documentos autenticados poderá ser feita eletronicamente pelos próprios alunos, diretamente no Sistema Acadêmico, com a mesma validade dos documentos físicos emitidos pelo Departamento.

De acordo com a diretora do DRGCA, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, até então, os documentos eram emitidos no Sistema Acadêmico, porém, sem a validade oficial. “Quando o aluno precisava de declarações validadas de Matrícula, Histórico Escolar e Programas de Ensino de Disciplinas, dependia do DRGCA, que emitia os documentos em até 10 dias, após a solicitação”, explica.

Percebendo a necessidade de desburocratizar a emissão dos documentos, uma vez que o Departamento recebia cerca de 100 solicitações de emissão por semana, o DRGCA passou a buscar alternativas para atender a demanda. “A ideia partiu do exemplo de outras instituições que já ofereciam o serviço em conformidade com a legislação”, conta.

Geórgia comenta que após estudar a realidade de outras instituições, a ferramenta foi criada pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG, que disponibilizou o acesso pelo Sistema Acadêmico. “Para o controle da autenticidade, o sistema foi adaptado para que os documentos sejam emitidos com código de segurança”, revela.

O analista de Tecnologia da Informação, Marcelo Penha Fernandes, responsável pelo setor de desenvolvimento de sistemas do NTI, explica o passo a passo para o aluno ter acesso ao serviço. "A utilização do sistema pelos alunos é bem simples. Ele efetua o login no Sistema Acadêmico (http://academico.unifal-mg.edu.br) com seu número de matrícula e senha, como de costume. Uma vez logado, o discente tem acesso às opções Histórico Escolar, Declaração de Matrícula e Programa de Ensino de Disciplina, todos disponíveis no menu do topo da tela. Assim, esperamos simplificar a vida do aluno que necessita desses documentos",  informa.

Segundo Marcelo, além da poder checar a validade do documento com o código de verificação, o usuário também pode fotografar o QRCode usando tablet ou smartphone e o documento original será carregado automaticamente na tela.

Entre os benefícios que a nova ferramenta possibilitará aos alunos, a diretora do DRGCA avalia: “A iniciativa proporcionará mais rapidez no processo de emissão dos documentos oficiais aos alunos e também mais economia no consumo de papel na Instituição - que tem promovido uma série de ações sustentáveis com o intuito de contribuir para a preservação ambiental”.

É importante ressaltar que os documentos poderão ser emitidos direta e gratuitamente pelo discente/egresso cadastrado no atual Sistema Acadêmico. “A emissão dos documentos não estará disponível para apontamentos registrados no antigo Sistema Acadêmico da Universidade”, enfatiza.

A autenticidade do documento emitido poderá ser confirmada no endereço: http://academico.unifal-mg.edu.br/verificacaodocumentos

Confira a Portaria nº 2347 de 06/10/2014 que disponibiliza o serviço.