Doutorado em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG apresenta sua primeira tese

Pesquisa foi defendida pelo acadêmico André Luís Morais Ruela

A UNIFAL-MG promoveu na manhã desta sexta-feira, 04/12, a primeira defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

O trabalho “Partículas de polímeros de impressão molecular como sistemas para liberação controlada de fármacos”, do doutorando André Luís Morais Ruela, foi avaliado pela banca formada pelos docentes: Profa. Gislaine Ribeiro Pereira, orientadora da pesquisa; Prof. Valdir Mano, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Prof. Ricardo Geraldo de Sousa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelos professores da UNIFAL-MG, Flávia Chiva Carvalho e Mateus Freire Leite.

Durante a abertura, o vice-coordenador do Programa, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, manifestou a satisfação por testemunhar a primeira defesa do doutorado. “Para gente é um momento histórico, um momento importante, e eu gostaria de antemão, agradecer a disponibilidade e a presença dos membros da banca, e aos demais espectadores”, frisou, lembrando que o Programa alcançou recentemente o número de 100 defesas do mestrado, outro motivo de orgulho para a Coordenação.

Em seguida, a orientadora, Profa. Gislaine, realizou a apresentação do discente, informando o título da tese e detalhes sobre a sessão.

Banca examinadora: Prof. Mateus Leite (UNIFAL-MG); Prof. Ricardo Sousa (UFMG); Profa. Gislaine Pereira (UNIFAL-MG); Profa. Flávia Carvalho (UNIFAL-MG); Prof. Valdir Mano (UFSJ)

O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi recomendado pela Capes, nível mestrado, em 2005. Em 2012, teve a recomendação para criação do curso de doutorado com conceito 4.

A partir da criação do doutorado, o Programa passou a ser estruturado em uma única área de concentração, denominada Ciências Farmacêuticas; e quatro linhas de pesquisa, abrangendo a obtenção, identificação e avaliação de compostos bioativos de origem natural, o planejamento e síntese de novos fármacos, a avaliação biológica de substâncias de interesse farmacêutico de origem natural ou sintética, o estudo das propriedades físicas, químicas, físico-químicas de fármacos e medicamentos e o estabelecimento de metodologias de controle de qualidade, o desenvolvimento e  caracterização de novas formas farmacêuticas, a monitorização terapêutica e análises toxicológicas.

Todas estas atividades, inseridas na área das Ciências Farmacêuticas de maneira multidisciplinar e abrangente, torna o foco principal do Programa, o estudo de novos fármacos e medicamentos como alternativas inovadoras para a solução de problemas terapêuticos. Além disso, o PPGCF destaca-se por ser o único programa de pós-graduação stricto sensu da área de Farmácia na região sul do Estado de Minas Gerais, contribuindo na continuidade da formação acadêmica de nossos próprios alunos egressos e de alunos oriundos não apenas da região, mas de outros Estados.

Para mais informaçoes, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcfarmaceuticas/