Aluno de Doutorado em Química apresenta trabalho durante evento na Califórnia

Atualmente, João Luiz Baldim realiza o Doutorado Sanduíche nos USA
Recebimento do certificado, entregue pelo professor Dr. Luiz Fernando Silva Junior

O aluno do Programa de Doutorado em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG, João Luiz Baldim Zanin, do grupo de pesquisa da Profa. Marisi Gomes Soares, participou da 248ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Química, que aconteceu no Moscone Center em São Francisco - Califórnia, de 10 a 14/08, oportunidade em que realizou apresentação oral e pôster intitulado “New strategy to access the Burkholderia diversity from environmental samples”.

Atualmente, João Luiz realiza o Doutorado Sanduíche na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, no grupo de estudos do Prof. Roger Linington. Seu trabalho exposto durante o evento, que contou com a presença de mais de 16 mil profissionais e mais de quatro mil apresentações nos quatro dias, visa utilizar bioinformática, microbiologia e metabolismo para descobrir novos produtos naturais capazes de agir como antibióticos.

O Next Generation of Ambassadors of Chemistry Symposium foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da American Chemical Society (ACS), com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da ACS, e teve por objetivo a internacionalização da ciência de outros países e, nesse caso, do Brasil.

O programa busca a realização de parcerias entre ACS e SBQ para colaborações científico-profissionais e envolve a participação efetiva da SBQ, Programa Ciência Sem Fronteiras, CNPq, ACS Office of International Activities, Division of Professional Relations and Committee on International Activities; e também com grandes nomes de ambas as sociedades, como a atual presidente da SBQ, Dr. Adriano Andricopulo; o presidente da ACS, Tom Barton; o diretor do escritório de atividades internacionais da ACS, Dr. Bradley Miller e o secretário-geral da SBQ, Dr. Luiz Fernando Silva Junior.

Contando com a presença de quinze estudantes brasileiros de pós-graduação de diversas universidades nos EUA e Brasil, o evento alcançou com êxito o objetivo inicial de proporcionar colaborações científicas e network para futuros trabalhos.

Mais informações podem ser encontradas no link:

Delegação Brasileira da Nova Geração dos Embaixadores da Química
Esquerda para direita, atrás:  Dr. Luiz Fernando Silva Jr; Alexandre Amormino dos Santos Gonçalves; Rodrigo Villegas Salvatierra; Maria José Fonseca Costa; Rita de Cassia Pessotti; Richard Piffer Soares de Campos; João Francisco Ventrici de Souza; Jeronimo Lameira Silva; Diogo Montes Vidal; Vinicius Alves; Raphael Nagão de Souza;
Esquerda para a direita, frente: Dra. Vanderlan da Silva Bolzani; Carla Grazieli Azevedo da Silva; Luiza M. F. Gomes; João Luiz Baldim Zanin; Lucas Gontijo Silva Maia; Gabriel Costa A. da Hora;  Dr. Adriano Andricopulo

Informações: Jerusa Simone Garcia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG