Alunos e professores observam o eclipse total da lua na UNIFAL-MG

O fenômeno pôde ser contemplado na noite de domingo, 27/09

Discentes, docentes e pessoas da comunidade de Alfenas se reuniram no Observatório Astronômico da UNIFAL-MG na Unidade Educacional Santa Clara, no domingo, 27/09, para assistir ao eclipse total da lua.

Entre os observadores, esteve presente a doutoranda do ensino de Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, Naíma Soltau Ferrão, que estava visitando a UNIFAL-MG e fez fotos do eclipse com uma câmera acoplada ao telescópio.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal Climatempo, a noite foi especial porque reuniu dois eventos astronômicos em uma mesma noite: o eclipse e a superlua.

“Segundo a NASA, o eclipse total lunar de uma superlua ocorreu apenas 5 vezes nos anos 1900: 1910, 1928, 1946, 1964 e em 1982. O próximo eclipse total lunar vai ocorrer em 31 de janeiro de 2018 e não será visível no Brasil. A próxima vez que teremos ao mesmo tempo um eclipse total lunar e uma super lua será só em 8 de outubro de 2033”, destaca a notícia.

A superlua é nome popular que se dá a uma lua cheia que acontece muito próxima do horário do perigeu lunar, que é o ponto de maior aproximação da Lua com a Terra. O apogeu é o momento quando a Terra e a Lua estão mais distantes. Por estar no ponto mais próximo da Terra, a Lua cheia de 27 de setembro de 2015 pareceu 12% maior para um observador que estava na Terra.

Galeria de imagens

Com informações: Artur Justiniano, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG e Portal Climatempo
Fotos: Naíma Soltau Ferrão, doutoranda do ensino de Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul