Seminário reúne projetos de pesquisa de alunos da Iniciação Científica

Cerimônia de abertura do SIC 2014 contou com a presença de representante da FAPEMIG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG realizou nos dias 07 e 08/11, a edição 2014 do Seminário de Iniciação Científica - SIC, evento que tem por proposta difundir a produção científica de alunos de Iniciação Científica em nível de graduação e de ensino médio.

Na noite do dia 07, aconteceu a abertura do encontro no auditório Dr. João Leão de Faria, com a presença do presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), João Francisco de Abreu.

Conduzida pela servidora Adriana Teófilo, mestre de cerimônias na ocasião, a solenidade contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; do Prof. Ernandes Benedito Pereira, representando a Pró-Reitora de Graduação; do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador de Pesquisa, Prof. Marcos José Marques; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; do coordenador-geral do SIC 2014, Prof. Eric Batista Ferreira e do vice-coordenador do evento, Prof. Cláudio Viegas Júnior. Registrou-se a presença também da professora Magali Benjamim de Araújo, vice-reitora da Instituição.

O reitor e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação agradeceram a dedicação da comissão organizadora do Seminário de Iniciação Científica, lembrando a importância do evento para a Universidade. Prof. Paulo Márcio também falou da satisfação de receber o presidente do Conselho Curador da FAPEMIG na UNIFAL-MG.

O coordenador do SIC 2014, Prof. Eric, manifestou alegria pela realização do seminário, agradeceu a todos os envolvidos e informou sobre a participação dos discentes. "Esse evento já conta com um número expressivo de trabalhos, nós recebemos ao todo 282, sendo 78 apresentados na forma oral, que já foram apresentados hoje - de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras e 204 pôsteres das demais áreas de conhecimento, Ciências Exatas, Biológicas, Biotecnologia, Ciências da Saúde e Desenvolvimento e Inovação", apresentou.

Em seguida, o vice-coordenador, Prof. Cláudio, falou sobre o papel da Iniciação Científica na formação dos discentes e apresentou o presidente do Conselho Curador da FAPEMIG, que proferiu a palestra de abertura sobre o tema “A Iniciação Científica como Base para o Desenvolvimento Nacional”.

Após a palestra, Prof. Cláudio convidou o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade, Ítalo Oscar Riccardi León, também membro do Grupo de Pesquisa "Literatura, linguagem e Outros Saberes”, para falar do livro “Olhares Cruzados: percursos interpretativos”, recém-lançado pelo grupo. Além do Prof. Ítalo, também são autores do livro, os professores: Aparecida Maria Nunes, Claudio Umpierre Carlan, Eloésio Paulo, Marcos de Carvalho, Robson Santos de Carvalho, Ronaldo Auad Moreira e Wellington Ferreira Lima.

O encerramento do evento aconteceu no sábado, 08/11, com apresentações de painéis no hall do prédio B, da Unidade Educacional do bairro Santa Clara.