"EducaDor: Conhecendo e Controlando a Dor" é destaque como ação de extensão

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor divulga atividades da Liga da Dor da UNIFAL-MG

A Liga da Dor da UNIFAL-MG foi destaque como ação de extensão na 6ª edição do Jornal dos Comitês da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), devido à experiência positiva da atuação dos integrantes da liga. Registrada como o projeto de extensão “EducaDor: Conhecendo e Controlando a Dor” desde 2016, a iniciativa foi pensada a fim de aproximar os estudantes e profissionais da saúde envolvidos direta, ou indiretamente, com pacientes que sofrem dor aguda, crônica, oncológica ou neuropática, dos conhecimentos existentes sobre o assunto.

Coordenado pelos professores do Curso de Fisioterapia da Instituição, Josie Resende Torres da Silva e Marcelo Lourenço da Silva, o projeto de extensão possui quatro núcleos: I - Núcleo de Estudos: realiza atividades quinzenais de apresentações de artigos científicos, projetos executados na universidade e atualidades de congressos. II - Núcleo de Ensino: responsável pelas ações de ensino em dor para servidores, discentes e comunidade externa. III - Núcleo de Assistência: responsável pelos atendimentos supervisionados, utilizando práticas integrativas e recursos fisioterapêuticos, em servidores da universidade, discentes e comunidade externa. IV - Núcleo de Pesquisa: a partir dos estudos e dos casos clínicos apresentados, os alunos são incentivados a desenvolver projetos de pesquisas sobre dor.

Atualmente, a Liga da Dor da UNIFAL-MG está registrada na SBED e em conjunto com as demais ligas do Brasil, está organizando a Caminhada Nacional de Prevenção da Dor Crônica, que acontecerá em 19/05 nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Alfenas, Maringá, São Paulo, Goiânia, Colatina, São Luís e Recife.

Confira aqui a matéria sobre o projeto da Universidade (páginas 6 e 7), além da revista na íntegra!

Com informações: Marcelo Lourenço da Silva, professor do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG