Egressa do Curso de Enfermagem participa de translado de suspeito de EBOLA

Homem que estava isolado em Cascavél (PR) foi levado para o Fiocruz, em Manguinhos (RJ)
Foto: reprodução do site do GOPP

Egressa do Curso de Enfermagem da UNIFAL-MG e Enfermeira Socorrista do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a Tenente Giselle Cristine Dias Lacerda participou da operação que envolveu a primeira suspeita do Ebola no Brasil.

A Enfermeira, que faz parte do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos - GOPP, foi a responsável pelo traslado do paciente africano Souleymane Bah, de 47 anos que estava sob suspeita de Ebola. Ele desembarcou em um avião da Força Aérea Brasileira, vindo de Cascavél (PR), na Base Aerea do Galeão até o Instituto de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), no Rio de Janeiro, no dia 09/10/2014.

A Tenente Giselle explicou, via e-mail, para a professora Simone Albino da Silva, que faz parte de uma equipe de cinco enfermeiros treinados para agir em situações que evolvam produtos perigosos, por isso foram convocados para a operação.

Após o traslado ela também foi a responsável pela desinfecção e o descarte de todo o material e resíduos produzidos na operação.

Além do transporte do paciente, o grupo segue o trabalho dando treinamento para médicos e enfermeiros do Rio de Janeiro sobre o uso correto de roupas de proteção e o seu descarte adequado, haja visto que este é o principal risco de contágio dos profissionais de saúde.

Felizmente, no dia 15/10/2014 o paciente  teve o segundo exame para Ebola com resultado negativo e recebeu alta hospitalar.

Leia a matéria publicada pelo Grupamento de Operações de Produtos Perigosos da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Mais notícias sobre o translado, em matéria publicada no O Globo.

Informações: Simone Albino da Silva - Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG
Foto: Grupamento de Operações de Produtos Perigosos da Polícia Militar do Rio de Janeiro