Egressos do curso de Matemática são aprovados em mestrado da Unifei

Acadêmicos agradecem a contribuição da UNIFAL-MG por mais essa conquista

Os alunos egressos do curso de Matemática (Licenciatura) da UNIFAL-MG, Paulo Júnio de Paula e Luis Filipe Mendes, foram aprovados no início do ano e estão cursando, com bolsa, mestrado em Matemática na Universidade Federal de Itajubá - Unifei.

Em depoimento para a Assessoria de Comunicação Social, os ex-alunos comentaram a satisfação da conquista e sobre como a graduação na UNIFAL-MG contribuiu para mais essa importante etapa de suas formações.

"Fiquei muito satisfeito (e até surpreso, diga-se de passagem) com a notícia da aprovação para o Programa de Mestrado em Matemática da Unifei e, mais ainda, com a boa colocação no exame de classificação para as bolsas, que com certeza facilitará bastante minha permanência em Itajubá", manifestou Paulo Júnio. Conforme o acadêmico, os discentes do curso de Matemática da UNIFAL-MG sabem que realmente não é tarefa fácil acompanhar tantos conteúdos diferentes e com níveis de abstração que demandam muito esforço cognitivo. "E nem era para ser mesmo! Guardo para mim uma frase que ouvi do coordenador durante uma discussão sobre nosso curso ser difícil: 'Todo curso, se for bem feito, é difícil!'. A Matemática da UNIFAL-MG é um curso que oferece bases sólidas para a carreira acadêmica, além é claro, de formar professores totalmente capazes para atuação no ensino básico", descreveu.

Paulo comentou também a satisfação em ter uma formação reconhecida e apreciada por outra instituição pública. "Vale por cada momento de dúvidas que, por ventura, vivi na graduação. Tive a oportunidade de estudar com ótimos mestres e doutores e, sou grato a cada um deles por tudo, tanto no âmbito acadêmico quanto no pessoal. O contato fácil e disposição em ajudar os discentes do curso realmente foram diferenciais positivos por parte dos professores que, constantemente se mostraram disponíveis para quaisquer orientações que contribuíssem com minha formação. Sou grato também aos meus colegas de graduação que nunca perderam o companheirismo e vivenciaram os mesmos dramas e satisfações que eu (sobretudo, minha companheira de TCC e amiga, Daiane!). Agora é uma nova etapa que se inicia, novos desafios, novos ares e novas ideias. Mas a base que sustenta tudo que ainda há por vir foi construída na UNIFAL-MG, com muito orgulho", declarou.

Luis Felipe também narrou sua experiência como aluno da UNIFAL-MG e como o apoio recebido dos professores foi importante para que tentasse o mestrado também na área de Matemática. "Ingressei no curso de Licenciatura em Matemática no ano de 2012, pois desde pequeno gostava da disciplina. O curso oferece uma ampla formação para aqueles que, como eu, pretendem ir para uma pós-graduação disponibilizando iniciações científicas, como para quem pretende atuar após a graduação em escolas de ensino básico, disponibilizando programas de iniciação à docência e outra gama de opções nas disciplinas de estágio. Decidido que desejava entrar no programa de mestrado, comecei a ir atrás de informações; informações estas, que os professores do curso não mediram esforços para nos ajudar e orientar. Após isso, iniciaram-se os estudos para as provas de processo seletivo, onde mais uma vez os professores, inúmeras vezes, abriram mão de suas horas livres para tirar dúvidas e auxiliar-nos com os estudos, e aqui é importante ressaltar que a matéria exigida nas provas foi abordada com êxito no curso de graduação, com exceção de alguns tópicos que com nossa formação formos totalmente capaz de estudar sozinhos", enfatizou.

O acadêmico expressou gratidão pelo aprendizado durante a graduação na UNIFAL-MG. "Sou e serei eternamente grato ao curso de Licenciatura Matemática da Universidade Federal de Alfenas por tudo o que fez por mim, em particular na pessoa dos professores do curso que sempre de bom grado, estiveram sempre dispostos e tanto me ajudaram", agradeceu Luis Felipe.

A Coordenação do curso de Matemática-Licenciatura e todos os professores do curso parabenizam aos egressos pela conquista, desejando sucesso também na nova jornada.

Com informações e foto: José Paulo C. dos Santos, coordenador do curso de Matemática-Licenciatura da UNIFAL-MG