Eloésio Paulo analisa obra de escritor paulistano em Suplemento Literário de MG

Versão para impressãoEnviar por email
Professor percorre contos de Antônio de Alcântara Machado em artigo

Mais um número do  Suplemento Literário de Minas Gerais traz um artigo assinado pelo professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. Na Edição nº 1.371 de março-abril, o professor, que é também autor de livros de poesia e de ensaios, analisa a obra do escritor brasileiro Antônio Castilho de Alcântara Machado d'Oliveira no texto intitulado “De Gaetaninho a Miss Corisco”.

Prof. Eloésio percorre os contos escritos por Antônio de Alcântara Machado nos anos 1920 e de forma detalhada examina o tema ‘imigração italiana’ como um dos mais trabalhados pelo escritor em obras como “Brás, Bexiga e Barra Funda”. Nas palavras do professor: “... é mais que tema: é a própria substância de uma representação ao mesmo tempo amorosa e modernista de São Paulo”.

Esta é a 11ª colaboração do professor ao Suplemento Literário, publicação divulgada pela Secretaria de Estado de Minas Gerais, que existe há mais de quarenta anos e até hoje é um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. “O SLMG é um dos mais importantes veículos da imprensa brasileira dedicados à literatura e talvez o mais antigo ainda em atividade”, destaca Prof. Eloésio, que contribuiu pela primeira vez para o Suplemento em 1989.

Leia “De Gaetaninho a Miss Corisco” nas páginas 30, 31 e 32.