Em congresso no México, professor apresenta estudo sobre inovação biotecnológica

Versão para impressãoEnviar por email
João Marcos Caixeta Franco apontou resultados da análise de uma estratégia agroindustrial

A Universidade esteve representada durante o 17º Congresso Latino-Iberoamericano da Gestão da Tecnologia (ALTEC 2017) realizado na Cidade do México, entre os dias 16 e 18/10, oportunidade em que o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), João Marcos Caixeta Franco, apresentou um estudo sobre uma empresa pública de direito privado que desenvolveu uma inovação biotecnológica para a cadeia agroindustrial do café.

O trabalho do docente, desenvolvido em coautoria com os professores do Departamento de Economia e Administração da UFLA, Joel Yutaka Sugano, Mariane Figueira e Sabrina Soares da Silva, visou avaliar, por meio de uma pesquisa qualitativa, a estratégia de geração de uma nova tecnologia, seu processo de proteção, disponibilização e a percepção empreendedora da empresa pública de direito privado que desenvolveu a inovação. “Os resultados apontam que a inovação pesquisada se mostrou relevante para o setor produtivo por preservar o potencial de qualidade do café e por ser um produto de origem natural”, conta o pesquisador.

Prof. João Marcos pontua que a inovação pesquisada se mostrou relevante para o setor produtivo por preservar o potencial de qualidade do café e por ser um produto de origem natural, no entanto, foram identificados alguns fatores que dificultam a estratégia de disponibilização ao público. “Apesar de ser possível afirmar que a linha de pesquisa da empresa pública, em que a inovação foi gerada, está em consonância com as necessidades do setor produtivo, e levando-se em consideração o arranjo organizacional que viabilizou o desenvolvimento do produto e que representa o sistema nacional de inovação, garantindo as condições que viabilizam a investigação científica e a geração de inovações que respondem às necessidades da sociedade, foram identificados gargalos quanto à estratégia de disponibilização ao público de interesse, ao sistema de produção e comercialização e outros conflitos”, explica. De acordo com o professor, esses fatores não colaboraram para o sucesso no processo de transferência da tecnologia e nas questões relacionadas à apropriabilidade do valor gerado com a inovação.

SOBRE O CONGRESSO

O Congresso Latino-Iberoamericano da Gestão da Tecnologia é o evento bianual da Associação Latino-Iberoamericana da Gestão da Tecnologia (ALTEC) que pela terceira vez, é promovido no México, local que já sediouo evento nos anos 1987 e 2003. Adicionalmente, as diversas edições do Congresso foram feitas nos países seguintes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Peru, Portugal e Venezuela. A realização desse congresso é uma das atividades principais da associação, o que representa uma oportunidade excepcional para tratar e refletir sobre as tendências mais recentes das políticas e da gestão da inovação bem como da tecnologia na Ibero-américa, além de expandir e consolidar as redes de cooperação e vínculos entre os indivíduos e instituições acadêmicas, empresariais, governamentais e sociais da região.

Com informações e fotos: João Marcos Caixeta Franco, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG