Em clima de emoção, UNIFAL-MG presta homenagens póstumas a professoras

Biblioteca de Varginha e Clínica de Fisioterapia em Alfenas recebem nomes de docentes

Emoção, reconhecimento e saudade marcaram as homenagens póstumas às professoras Tatiana Cardoso Teixeira Viana e Ana Cláudia Bonome Salate, as quais deram nome, respectivamente, à Biblioteca do Campus Avançado de Varginha e à Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas.

As homenagens foram inseridas na programação das comemorações dos 102 anos da Instituição após aprovação do Conselho Universitário.

"Biblioteca Professora Dra. Tatiana Cardoso Teixeira Viana”

Em Varginha, a solenidade aconteceu na quarta-feira, 06/04, e contou com a presença de familiares da Profa. Tatiana: sua pequena filha Helena Cardoso Viana Pacheco, seu marido Pablo Viana Pacheco e seus pais Alberto Cardoso Teixeira e Ana Maria Sanches Teixeira.

Em pronunciamento, o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Manoel Vítor de Souza Veloso; e também o diretor do Campus Avançado de Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, relembraram a atuação da docente e sua fundamental contribuição para a implantação do campus.

Na sequência, foi realizada a entrega do modelo da placa de homenagem ao campus, momento que contou com a participação do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, do diretor do campus, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza e do marido da homenageada, Pablo Viana Pacheco.

A placa alusiva foi marcada com os seguintes dizeres: “Homenagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG à Professora Dra. Tatiana Cardoso Teixeira Viana por sua dedicação e seu empenho na implantação e consolidação deste campus.”

Em discurso comovente, o reitor lembrou que embora fosse muito jovem, a Profa. Tatiana demonstrava um imenso compromisso para com a Instituição, fato que se eternizou na dedicação dela para a implantação do campus, e também ao assumir outras posições de liderança na Universidade, como o desafio de atuar na Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.

Profa. Tatiana era mestre e doutoranda em Direito do Estado, e professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG no campus Varginha desde 2009. Faleceu em 29/06/2015, em decorrência de complicações posteriores a um parto.

"Clínica de Fisioterapia Professora Dra. Ana Cláudia Bonome Salate"

No mesmo clima de emoção ocorreu a solenidade de homenagem póstuma à Profa. Ana Cláudia, no auditório da Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional Santa Clara, na manhã desta segunda-feira, 11/04.

Participaram do momento, os familiares da docente homenageada: sua filha Amanda Salate Barcot Tintor, seu marido Cleyton Barcot Tintor e seus pais Carlos Ailton Salate e Maria Aparecida Teresinha Bonome Salate.

Em pronunciamento realizado em nome dos professores do curso de Fisioterapia e da Escola de Enfermagem, a professora Denise Hollanda Iunes relembrou a passagem da homenageada pela Instituição, oportunidade em que destacou a preocupação constante da docente em servir aos outros. A professora Denise pontou também o quanto a implantação da Clínica de Fisioterapia foi sonhada e buscada pela Profa. Ana Cláudia.

A vice-diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade, também usou a palavra para destacar que o breve tempo em que a Profa. Ana Cláudia permaneceu na Instituição, foi um período muito significativo pela força e também perseverança demonstrada pela docente.

Em seguida, a mãe da homenageada, Maria Aparecida Teresinha Bonome Salate, agradeceu a UNIFAL-MG pela homenagem e contou a trajetória da filha na luta contra o câncer, doença que nunca a impediu de buscar se especializar com vistas a contribuir para a formação de outras pessoas.

A entrega do modelo da placa de homenagem à Profa. Ana Cláudia foi feita na sequência, pelo reitor, Prof. Paulo Márcio, e pelo marido da homenageada, Cleyton Barcot Tintor, à coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Carmélia Bomfim Jacó Rocha. A placa traz gravados os seguintes dizeres: “Homenagem da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG à Profa. Dra. Ana Cláudia Bonome Salate pela propagação de seus conhecimentos e experiências profissionais e de vida, com dedicação e carinho.”

Fazendo uso da palavra, o reitor enfatizou que apesar do pouco tempo na Instituição, os depoimentos comprovam a presença marcante da Profa. Ana Cláudia na Instituição. Salientando que mais que apenas lamentar a ausência da professora, o momento era propício para agradecer pela oportunidade de conhecer e conviver com a docente, Prof. Paulo Márcio destacou as características de entrega, doação e compromisso da Profa. Ana Cláudia, que ao se envolver com o ensino e atividades de pesquisa e extensão, mostrou o quanto teve “uma vida acadêmica plena”.

Após os pronunciamentos, os presentes foram convidados a conhecer as instalações da Clínica.

Mestre em Fisioterapia e doutora em Bases Gerais da Cirurgia, Profa. Ana Cláudia integrava o corpo docente do curso de Fisioterapia da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG desde 2011, vindo a falecer em 28/06/2013, após lutar bravamente contra um câncer.