Em livro, pesquisador da UNIFAL-MG abre o debate sobre experimentação animal

Obra do Prof. Thales Tréz será lançada em evento internacional sediado pela UFSC

O pesquisador Thales Tréz, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, lançará na próxima semana, o livro Experimentação animal: um obstáculo ao avanço científico”, durante o 1º Congresso Internacional Interdisciplinar de Direitos Animais, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 07 e 08/12.

Na apresentação da obra, que traz à tona o debate sobre a utilização dos animais “de laboratório” para pesquisa biomédica, o professor do Laboratório de Imunologia Aplicada da UFSC, Carlos Roberto Zanetti, destaca: “O autor deste livro, exibindo sua vocação natural de educador, foge deliberadamente dos questionamentos éticos (embora fique muito nítida sua posição nas entrelinhas), arregaça as mangas e joga luz num palco pouco iluminado. Utilizando-se de rigor científico, reúne informações que falam por si sós e aos poucos desconstrói a falácia da eficiência das práticas vivisseccionistas. A sociedade vive um momento de mudanças. Muitas coisas que já nos serviram não nos servem mais. Esta obra é um farol, sobretudo para pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação que queiram se aprofundar no assunto”.

Publicado pela Tomo Editorial, o livro é resultado de mais de quatro anos de pesquisa do Prof. Thales e contou com a revisão científica de pesquisadores da área, e com a parceria da Humane Society International (HSI).

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, o pesquisador comentou que a temática ainda é pouco explorada no país, por isso, a obra poderá contribuir na formação de novos cientistas e para o debate junto a sociedade. "Há poucos livros sobre o assunto no Brasil, e com este aprofundamento bibliográfico diria que ele é inédito. Deve lançar uma luz sobre um assunto ainda muito pouco considerado no Brasil, que é a crítica científica ao uso de animais na pesquisa biomédica. Minha expectativa é a de que este material provoque um impacto positivo na formação dos novos pesquisadores, e que ajude a sociedade a se informar melhor sobre este tema, para que possamos ter uma ciência mais moderna, eficiente e afinada aos valores éticos", afirmou Prof. Thales, que é também presidente do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R).

O lançamento ocorrerá no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, no evento que é realizado pelo Observatório de Justiça Ecológica (OJE), por meio do projeto “Mais Ciência: Plataforma Digital, Eventos Jurídicos e Inovação”, e reunirá diversos pesquisadores do Brasil e exterior, para debater a experimentação animal e outros temas correlatos à ética animalista.

Informações sobre o evento, podem ser encontradas no link: http://mcti.funjab.ufsc.br/