Prêmio Ideia: juntos podemos ir mais longe

Empresas juniores da UNIFAL-MG abraçam o Desafio da Sustentabilidade

"A união faz a força” é o jargão que melhor define a proposta da UNIFAL-MG no Projeto Desafio da Sustentabilidade, lançado pelo MEC: unir esforços para apresentar ideias inovadoras que visem à redução de gastos no consumo de energia e de água nas instituições de ensino superior.

Na noite de segunda-feira, 08/12, integrantes do Grupo de Trabalho que vêm articulando a campanha na Universidade, estiveram reunidos com representantes das empresas juniores: Biotec Inova (curso de Biotecnologia), FarmAlfenas Jr. (curso de Farmácia), Tribit Jr. (curso de Ciência da Computação) e QuímicAção Jr. (curso de Química),  a fim de apresentar as ações sustentáveis que já estão sendo desenvolvidas na UNIFAL-MG e outras que poderão ser implantadas.

O encontro partiu das próprias empresas juniores que manifestaram interesse em conhecer o Plano de Logística Sustentável da Universidade e como contribuir para o Desafio de Sustentabilidade. “Foi extremamente importante perceber o interesse dos alunos das empresas juniores, uma vez que esse público possui um espírito empreendedor, com potencial e conhecimento para desenvolver grandes projetos aliados à proposta do Plano de Logística Sustentável (PLS)”, frisou a servidora Cristiane Moreira Mendes, membro do Grupo de Trabalho e também da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde, explicando que o PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas que permitirá à Universidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. Conheça!

O objetivo do grupo é fazer com que a UNIFAL-MG não somente vença o Desafio da Sustentabilidade, mas se torne uma instituição realmente sustentável, o que para isso precisará contar com o envolvimento de todos, principalmente dos alunos. “Não tenho dúvidas de que para ganharmos o Prêmio Ideia, é essencial que os estudantes abracem a causa e compreendam que vencer o desafio vai muito além de conseguir investimentos para o desenvolvimento de projetos sustentáveis na Instituição, pois se volta, sobretudo, para uma questão mundial, que é a conscientização do melhor uso da água e energia elétrica para a sustentabilidade do planeta. Juntos podemos ir mais longe”, diz Cristiane.

Durante a reunião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer também o passo a passo para participar do Desafio de Sustentabilidade. Confira aqui.

Toda a comunidade universitária pode participar do desafio, enviando ideias, curtindo, comentando e compartilhando outras ideias. A cada interação, o participante acumula pontos para disputar prêmios individuais de até R$ 5 mil. Ao indicar a UNIFAL-MG como preferida, a Instituição acumulará a mesma quantidade de pontos que o participante receber e também disputará uma premiação especial de até R$ 3 milhões.

A UNIFAL-MG está no 4º lugar na classificação das universidades federais do país.

Acesse http://premioideiaportal.mec.gov.br e participe!

Galeria de fotos

Assista ao vídeo de apresentação do Projeto Desafio da Sustentabilidade produzido pela UNIFAL-MG