Alunas do projeto ENACTUS UNIFAL-MG participam de campeonato nacional

Time da Universidade apresentou os projetos no evento em São Paulo

O time ENACTUS UNIFAL-MG da sede participou do Campeonato Nacional ENACTUS Brasil 2015, que ocorreu em São Paulo nos dias 16 e 17/07, reunindo aproximadamente 900 estudantes e 160 executivos e empresários, além de líderes acadêmicos de todo o país. Ao total, o evento contou com 40 times competidores, representantes das diversas regiões do Brasil.

A ENACTUS é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos e líderes de negócios a melhorar o mundo através da ação empreendedora para o progresso social e ambiental. Ela está presente em 36 países,  tendo participação em  mais de 1.700 universidades por meio da ativação de times ENACTUS.

Apesar do Campeonato Nacional ENACTUS Brasil 2015 agregar projetos do ciclo 2014-2015, o time ENACTUS UNIFAL-MG apresentou o seu trabalho realizado durante apenas 4 meses de atividade, que envolveram informações sobre os dois projetos desenvolvidos: “Lava uma mão, lava outra” e Terra Cycle”.

A participação do time da UNIFAL-MG no campeonato possibilitou a divulgação da Universidade, seus cursos e alunos, assim como qualidades e problemas sociais presentes no município de Alfenas. O time foi representado pelas alunas Camila Camargo e Ana Carolina Silva do curso de Farmácia, Gabriela Manucci do curso de Odontologia e pela professora conselheira Tereza Cristina Orlando do Instituto de Ciências da Natureza.

De acordo os formulários anônimos dos juízes (executivos de empresas com preocupação em sustentabilidade), entregues como “feedback” aos alunos, o time ENACTUS UNIFAL-MG da sede
fez uma apresentação muito boa e tem potencial para expandir sua atuação na cidade. Também foram apresentadas sugestões e ideias para melhoria dos projetos.

Atualmente, o time ENACTUS UNIFAL-MG da sede é composto por quinze membros (alunos) ativos, dos diferentes cursos de graduação ofertados pela Universidade, além da professora conselheira.

As ações do time são registradas na Pró-Reitoria de Extensão. Os membros participam ativamente na elaboração e desenvolvimento de projetos empreendedores e sustentáveis, com intuito de promover benefícios à sociedade alfenense e ao meio ambiente.

A participação do time ENACTUS UNIFAL-MG no Campeonato Nacional ENACTUS Brasil 2015 foi um compartilhamento de experiências em empreendedorismo social com estudantes, líderes executivos e acadêmicos, trazendo aos alunos Enactors grande aprendizado.

O campeonato serviu como fonte de inspiração para aprimorar os atuais projetos e para realizar novos de ação empreendedora com impacto ambiental e social na nossa comunidade. "Foi muito inspirador ver os projetos realizados no Brasil com tantas pessoas dedicadas em mudar a realidade na nossa sociedade e me fez perceber a dimensão do trabalho de que eu faço parte" comentou a aluna Ana Carolina Silva, membro do time.

Informações e foto: Camila Camargo e Ana Carolina Silva, discente do curso de Farmácia e Gabriela Manucci discente do curso de Odontologia